Enxaquecas
Motivo de Consulta: Enxaquecas
Clínica: Clínicas Pedro Choy Picoas, Lisboa
Situação Clínica Inicial:
Rita Ferreira, uma jovem estudante de 19 anos, começou a apresentar crises de enxaquecas que não conseguia aliviar com medicamentos sintomáticos.
Durante os períodos de crise, a paciente sofria de tonturas, vertigens, vómitos e fortes dores na zona da nuca e têmporas, com episódios mais frequentes e agudos na fase pré-menstrual ou menstrual.
Rita procurou a medicina convencional e fez uma ressonância magnética, cujo diagnóstico foi de enxaqueca vestibular. Foi-lhe prescrito um fármaco indicado para essa patologia. Contudo, a jovem não teve alívio nos sintomas nem sentiu melhoras.
Tratamento:
A paciente foi seguida pela nossa equipa da Clínica Pedro Choy de Picoas, em Lisboa, nomeadamente pelas acupuntoras Chantal de Botton e Angélica Costa.
As enxaquecas podem dever-se a inúmeros fatores, entre os quais o stress, ansiedade, falta de sono e cansaço físico, alimentares, hormonais, genéticos, etc.
O tratamento teve em conta os exames trazidos pela paciente, mas a avaliação foi feita, principalmente, seguindo os critérios energéticos próprios da Medicina Tradicional Chinesa.
No caso da Rita, foi encontrado um desequilíbrio energético relacionado com um excesso de energia do Fígado, que subia pelo meridiano da Vesícula Biliar até à zona temporal e vestibular, causando os sintomas que a paciente apresentava.
Uma vez que o quadro de enxaquecas era agudo, o tratamento prescrito foi uma sequência de sessões bissemanais de acupuntura, seguido de um ciclo de sessões semanais, assim como a toma diária de fitoterapia chinesa.
Resultados:
Ao fim de um mês, Rita já se sentia melhor, com crises de enxaquecas cada vez menos frequentes e menos intensas. Mesmo em períodos de stress, o seu organismo já não se descompensava a ponto de a enxaqueca aparecer.
Quando terminou os dois ciclos de acupuntura, a jovem já não apresentava sintomas desde a oitava semana de tratamento e entrou numa fase de manutenção para consolidação terapêutica.
A duração do acompanhamento em crises de enxaquecas pode variar conforme a origem energética.
Existem quadros que em três meses poderão ser resolvidos; outros casos mais complexos poderão exigir um tratamento mais demorado. A maioria dos casos é acompanhada entre três e seis meses.
Testemunho:
Rita considera que "a acupuntura foi o tratamento mais eficiente" e que agora "é mais feliz". As Clínicas Pedro Choy partilham a felicidade da Rita por tê-la tratado desta doença crónica e tantas vezes incapacitante.
Palavras-Chave: Enxaquecas, dores de cabeça, tonturas, vertigens, acupuntura, fitoterapia
Artigos Relacionados:
Tratamento Enxaquecas Aura - Acupuntura
A paciente quando recorreu às Clínicas Pedro Choy já lhe tinha sido diagnosticado cancro da mama e já fora submetida a...
Clínica: Faro
O paciente recorreu à medicina chinesa após 10 anos de queixas com zumbidos. Refere que associa maior stress como send...
Clínica: Leiria
O paciente quando recorreu às Clínicas Pedro Choy, já tinha tentado por várias vezes perder peso através de outros tra...
Clínica: Lisboa (Av. Roma)