A doença reumática segundo a ciência
Designa-se por doença reumática qualquer afeção inflamatória, infeciosa, metabólica, degenerativa ou, por vezes de causa desconhecida, que afeta os ossos, as articulações e as suas estruturas adjacentes. Além disso, também pode atingir diversos órgãos, como o coração, os pulmões, o aparelho digestivo ou os rins.
O espectro de doenças reumáticas é muito amplo, existindo mais de 100. Destas, as mais comuns são a osteoartrose, artrite reumatoide, a osteoporose, o lúpus eritematoso sistémico, a espondilartrite anquilosante, a gota úrica e a fibromialgia. Os sintomas que todas estas doenças têm em comum é a inflamação nos órgãos e estruturas que estão implicados, resultando em comprometimento da função e o aparecimento de dor, que muitas vezes pode ser aguda.
Esta doença não incide apenas nos idosos, podendo afetar pessoas de qualquer idade, inclusivamente bebés e crianças. Sabe-se que este tipo de doença resulta da combinação de inúmeros fatores, tais como o stress, a fadiga, a genética, a obesidade, o consumo de tabaco ou álcool, etc.
Esta patologia pode ter um caráter agudo ou evoluir para uma situação crónica. A doença reumática obriga a um acompanhamento contínuo médico, à prestação de fisioterapia e à toma de medicamentos farmacológicos para controlar os seus sintomas. Estes últimos são essenciais no controlo da doença, mas devido ao seu uso prolongado, apesar de serem um mal menor devido à gravidade da doença, acabam por prejudicar o organismo de múltiplas formas.
Como a Medicina Tradicional Chinesa explica e atua na doença reumática
Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), esta condição de saúde é o resultado de uma disfunção orgânica, geralmente antiga, que é designada pelo termo “desequilíbrio energético” e que foi evoluindo de tal forma que se “materializou” na doença reumática. Este tipo de patologia tem uma causa energética profunda, desencadeada por um ou mais tipos de síndromes energéticas pelo que, para ser devidamente tratada, é necessário um diagnóstico preciso de um especialista em MTC. Quando o tratamento atua na raiz da doença reumática produz uma melhoria considerável dos seus sintomas e sinais, controlando a doença e devolvendo a qualidade de vida ao paciente.
O Rim na doença reumática
O órgão energético Rim, um dos 5 órgãos principais segundo a Medicina Tradicional Chinesa, é aquele que tem uma influência mais significativa na saúde dos ossos e das articulações. É por isso que se usa a expressão “o Rim rege os ossos” para descrever o seu papel na saúde do sistema esquelético. Eis as suas principais ações:
- O líquido sinovial tem um papel de nutrir as cartilagens articulares e de lubrificar a sua superfície. A qualidade e quantidade de líquido sinovial que existe nas articulações está dependente do Rim Yin.
- Segundo a visão da MTC, o Rim é o órgão energético que influencia a vitalidade da medula óssea, que é a essência que sustenta o crescimento e mantém a saúde óssea.
- O Rim Yang tem o papel primordial de influenciar a quantidade e o equilíbrio das diversas hormonas corporais. Se estas estiverem desreguladas ou com valores deficitários, esta situação pode levar a uma perda de massa óssea acima do normal. O exemplo evidente de um caso deste tipo é a menopausa, que está ligada ao aparecimento da osteoporose (não é a única causa, mas é uma das principais).
É um conceito básico dentro da MTC que, para se tratar uma doença que envolva ossos e articulações, é necessário estimular a energia do Rim, pois só assim haverá resultados consistentes neste tipo de condição.
O Fígado na doença reumática
Os tendões e ligamentos são outra das estruturas que muitas vezes estão afetadas nas doenças reumáticas, como acontece com as tendinites. Quando existe patologia destes tecidos é sempre importante estimular a energia do Fígado, promovendo assim uma recuperação mais célere.
A Medicina Tradicional Chinesa entende que o Fígado, outro dos órgãos energéticos principais, tem a missão de sustentar e influenciar a atividade dos diversos músculos e tendões. Além da sua atividade estar associada à produção de substâncias que ajudam a reparar os tendões, os ligamentos e os músculos, o Fígado tem também um papel no fornecimento de glicose aos tecidos musculares durante o esforço, que lhes dá a energia e a vitalidade necessárias à realização deste.
Outro aspeto da função energética do Fígado, que influencia a saúde do sistema muscular, é o seu papel de regular a tensão dos músculos e tendões, pois se estiver desregulada, pode causar o enfraquecimento ou inflamação destes tecidos.
Para se entender melhor a influência que o Fígado pode ter na saúde muscular, basta observar que quando o fígado está acometido, como acontece na esteatose hepática, um dos sintomas é a perda de massa muscular.
A acupuntura na dor segundo a ciência
Muitos estudos científicos têm explicado como a acupuntura atua na dor e na inflamação. As evidências científicas justificam os importantes resultados que esta terapia tem nestas questões de saúde da seguinte forma:
- Pela libertação de endorfinas: a acupuntura desencadeia a libertação destas substâncias químicas naturais, que têm propriedades analgésicas, o que alivia a dor e promove o bem-estar.
- Através do equilíbrio das citocinas pró-inflamatórias e anti-inflamatórias, estimula particularmente a produção das últimas, o que reduz a inflamação e ajuda os tecidos inflamados a recuperar a sua normalidade.
- A acupuntura pode influenciar o sistema nervoso, reduzindo a transmissão de sinais de dor. Embora aconteça nos tratamentos de acupuntura simples, este efeito é mais evidenciado nas situações em que se faz acupuntura com electroestimulação, inibindo os ciclos da comunicação normais da dor até ao cérebro.
- Melhora o fluxo sanguíneo local, o que, por sua vez, pode promover a regeneração de tecidos e reduzir a inflamação.
- A acupuntura consegue induzir o relaxamento natural. No tratamento de patologias musculares e tendinosas, o relaxamento muscular acelera a recuperação deste tipo de tecidos.
Wei Qi (energia defensiva) e o equilíbrio do sistema imunitário
Algumas das doenças reumáticas são imunomediadas, ou seja, o sistema imunitário ataca os tecidos do corpo, causando ou agravando a doença, mecanismo que não é compreendido na totalidade. O lúpus e a artrite reumatoide são alguns exemplos de doenças reumáticas autoimunes.
A acupuntura define a Wei Qi como a energia que ajuda o corpo a defender-se, e engloba o sistema imunitário e outras funções orgânicas que têm um papel de defesa do organismo, quer seja de agentes patógenos, quer seja de energias externas como o frio, a humidade e o vento.
No sistema imunitário, a acupuntura pode melhorar e equilibrar a ação dos mecanismos imunitários, regulando assim a sua função. São diversos os mecanismos que a acupuntura desencadeia que ajudam a modelar a ação imunitária:
- Promove a libertação de endorfinas que ajudam a melhorar a qualidade da resposta imunitária. Por outro lado, segundo conclusões de estudos científicos, pensa-se que a acupuntura influencia a atividade das células do sistema imunitário, como linfócitos, macrófagos e células T.
- Ao reduzir naturalmente a inflamação local, isso ajuda a diminuir a resposta imunitária nesses tecidos. Sabe-se que, nas doenças autoimunes, quanto maior for a inflamação, maior será a reação autoimune.
Conclusão
Existem vantagens terapêuticas na utilização da acupuntura em complementaridade com os tratamentos da medicina convencional, quer sejam farmacológicos ou de outra espécie.
Na doença reumática, onde existe dor e inflamação, a acupuntura será anti-inflamatória e analgésica, promovendo a melhoria da sintomatologia da doença reumática, mesmo sendo autoimune. Além disso, a acupuntura consegue melhorar e/ou regularizar muitas das funções orgânicas que podem estar desequilibradas energeticamente (a maioria das vezes associadas ao Rim e ao Fígado) que levaram ao aparecimento da patologia, revertendo o evoluir da doença. Outros aspetos que contribuem para agravar a doença reumática, tais como o stress e a ansiedade, a acupuntura também será benéfica, promovendo o bem-estar físico e mental.
Por tudo o que anteriormente foi explanado, pode dizer-se que as doenças reumáticas podem ter uma ajuda convincente por parte da acupuntura, natural e sem contraindicações, quer aliviando os sintomas, quer atuando na causa da doença reumática, obtendo-se desta forma resultados benéficos e duradouros.
Siga as ligações apresentadas a seguir para se inteirar de alguns dos nossos testemunhos, e assim conhecer melhor como a acupuntura trata as doenças reumáticas.
Palavras-Chave: Artrite, Artrose, Espondilite, Lupus, Dor, Inflamação, Pedro Choy, Acupuntura