Artroses
Motivo de Consulta: Artroses
Clínica: Clínica Pedro Choy de Coimbra
Situação Clínica Inicial:
Alzira - 65 Anos
A paciente sofria de artroses na coluna dorsal e lombar, que provocavam dorso-lombalgias intensas, com dores sentidas ao longo das costas, região dorsal e lombar. Este quadro clínico impossibilitava Alzira de levar uma vida normal e causava bastante sofrimento.
Um relatório de RX revelou artroses das articulações interapófisarias de várias vértebras. Este problema ocorre em pacientes que sofreram degeneração da articulação entre cada vértebra da coluna, que é agravada por fatores como o envelhecimento, a genética e a sobrecarga da coluna.
A paciente também sofria frequentemente de epigastralgias, um desconforto doloroso sentido na parte superior do abdómen, logo abaixo do tórax, que pode ser manifestado com sintomas como enjoos, vômito, excesso de gases e náuseas.
Desde há vários anos que Alzira estava medicada com anti-inflamatórios, que tomava diariamente.
Tratamento:
A artrose, também conhecida como osteoartrose, é uma doença que afeta principalmente a cartilagem articular, um tecido conjuntivo elástico localizado nas extremidades dos ossos que se conectam entre si. O termo "osteoartrose" refere-se à degeneração dessa articulação.
É provavelmente a doença reumática mais comum, afetando sobretudo pacientes de faixas etárias mais avançadas.
Nestes casos clínicos, nota-se a degeneração da cartilagem articular que é alimentada pelo líquido articular, também chamado de líquido sinovial, produzido pela membrana sinovial, uma camada rica em vasos sanguíneos que reveste o interior das articulações. Esse líquido contribui para a lubrificação da articulação, facilitando seus movimentos e permitindo que, nas articulações saudáveis, as cartilagens deslizem suavemente umas sobre as outras, sem atrito ou desgaste.
A artrose não tem cura, mas existem tratamentos que podem reduzir a dor e permitem que os pacientes se desloquem e movimentem com mais facilidade.
Segundo diversos estudos, a acupuntura aplicada ao sofrimento por artroses revela-se eficaz após algumas semanas. O tratamento da Medicina Tradicional Chinesa causa o alívio da dor, combate a inflamação e melhora as funções de movimento. Em suma, consegue aumentar significativamente a qualidade de vida dos pacientes com artroses.
Resultados:
As dores diminuíram significativamente ao fim de três meses, tendo largos períodos sem tomar qualquer anti-inflamatório. Retomou grande parte das suas atividades habituais, sendo capaz de desempenhar grande parte das tarefas domésticas.
Testemunho:
“Ao fim de alguns meses, consigo fazer as minhas tarefas domésticas quase sem dor”.
Palavras-chave: acupuntura, artroses, osteoartrite, dor lombar, dor na coluna, dorso-lombalgia, vértebras, interapófisaria, epigastralgia
Artigos Relacionados:
A lombociatalgia é uma dor da região lombar que irradia para os membros inferiores. Saiba como pode ser tratada com Me...
Clínica: Clínica Pedro Choy de Matosinhos
A Medicina Tradicional Chinesa pode ser a solução para o controle eficaz da diabetes. Marque já a sua consulta e tenha...
Clínica: Salvaterra de Magos
Tendinite no joelho direito. Dores cervicais e nos ombros. Parestesias nos membros superiores.
Clínica: Carcavelos