Hérnia Discal
Motivo de Consulta: Hérnia Discal Lombar/Lombociatalgia
Clínica: Clínica Pedro Choy de Lisboa Imaviz-Picoas
Situação Clínica Inicial:
Pompeu da Costa – 36 anos
O paciente apresentava uma hérnia discal lombar nas vértebras L4 e L5, com ciatalgia do lado esquerdo. Queixa-se com dores e dificuldades na marcha. Era o segundo episódio sofrido em dois anos e referia adormecimento de alguns dedos dos pés.
Um familiar que já tinha sido tratado pelas Clínicas Pedro Choy, devido ao mesmo problema de saúde, recomendou que marcasse consulta.
Tratamento:
A hérnia discal lobar sentida na L4 e L5 refere-se às duas vértebras mais baixas da coluna. Juntamente com o disco intervertebral, as articulações, os nervos e os tecidos moles, é um segmento que desempenha diversas funções, como o suporte para a parte superior do corpo e a possibilidade de movimentar o tronco em várias direções.
Devido à sua função de suportar para grandes cargas e possuir considerável flexibilidade, o segmento de movimento L4-L5 pode ser mais propenso ao desenvolvimento de dor por lesões e/ou alterações degenerativas, quando comparado com outros segmentos lombares.
Por outro lado, a ciatalgia (também conhecida como dor no nervo ciático ou dor ciática) é uma dor de natureza neuropática, que surge geralmente devido à compressão de uma das raízes nervosas na região lombar ou sacral. Pompeu sofria de ambos os problemas, o que causava bastante sofrimento nas suas atividades diárias.
A acupuntura tem provado constituir um tratamento eficaz para pacientes com hérnia discal lombar.
Nas sessões de acupuntura para tratamento destes problemas, é habitualmente recomendado ajustamento postural, incluindo tração manual e alongamento dos membros, utilização de lâmpadas infravermelhas para aquecer as áreas afetadas e exercícios como abraçar os joelhos ao peito, além da inserção de agulhas em pontos específicos.
Em estudos internacionais, foram comparadas duas prescrições diferentes de pontos de acupunctura. O grupo de tratamento que recebeu o protocolo de acupunctura abdominal obteve uma taxa de eficácia total de 95,5% de eficácia, enquanto o protocolo de tratamento de acupunctura de estilo corporal padrão alcançou uma taxa de eficácia total de 86%.
Já a electro acupuntura produziu uma taxa de 88,9% e a acupunctura com agulhas quentes obteve 89,1% de eficácia.
Resultados:
Ao fim de cinco sessões, o paciente relatou que se sentia melhor em 50%, fazendo a sua vida normalmente e sem a dor provocada pela hérnia discal lombar. Ao oitavo tratamento, já conseguia andar sem dores, mesmo fazendo alguns esforços no dia-a-dia.
Após o 14º tratamento, conseguia sentir os dedos dos pés a maior parte das vezes. Com o 15º tratamento afirmou sentir-se muito bem.
Pompeu relatou que, ao fim de três a quatro meses de tratamento, se sentia praticamente como antes do aparecimento da dor provocada pela hérnia discal e dos problemas consequentes.
Testemunho
“Consigo andar sem dores ao fim de apenas algumas sessões”.
Palavras-Chave: Lombociatalgia, lombalgia, dor lombar, dor ciática, ciatalgia, hérnia discal lombar, dor generalizada
Artigos Relacionados:
“Dor ciática” em análise nas clínicas Pedro Choy
Tratamento Lombociatalgia - Acupuntura
Insónias, há sete anos que a paciente não dormia mais de duas horas por noite.
Clínica: Cacém
Flebotrombose da safena interna femoral comum, femoral superficial e popliteio; na perna direita.
Clínica: Leiria
Em apenas um mês desde o início dos tratamentos a paciente já sentia uma redução significativa da sintomatologia.
Clínica: Clínica Pedro Choy de Carcavelos