Ciática
Motivo de Consulta: Ciática, Lombaciatalgia, Recuperação desportiva
Clínica: Clínica Pedro Choy de Lisboa-João XXI
Situação Clínica Inicial:
Aires Pratas, um praticante de atletismo de 68 anos, veio até às Clínicas Pedro Choy para tratar uma lombociatalgia aguda que havia surgido há um mês.
Os sintomas eram agudos e surgiram sem causa aparente, com fortes dores na coluna e também ao longo da face lateral da coxa esquerda, o que limitava a sua mobilidade e o impediam de fazer o que mais gosta: correr.
Ao contrário do que é comum, este paciente não apresentava sinais de dormência ou formigueiro nas áreas afetadas, apenas dor, que piorava com a presença de frio e de humidade, e ficava mais aliviada quando era aplicado calor localmente.
Segundo os critérios da nossa metodologia, o quadro clínico deste paciente devia-se a um Vazio do Qi do Rim (causa principal), e cujos sintomas se manifestavam na sua generalidade como uma síndrome Bi.
Para este caso clínico determinou-se que seria necessária uma sequência de tratamentos de acupuntura bissemanal durante 2 meses, que o paciente deveria acompanhar e complementar com 2 fórmulas de fitoterapia chinesa tomadas diariamente, para atuar na raiz do problema: o Vazio do Qi do Rim. Desta forma, o tratamento iria melhorar a função biológica local, para ajudar a regenerar as estruturas locais e tratar a inflamação e a dor decorrentes da compressão de uma das raízes nervosas lombares, com resultados significativamente rápidos e consistentes.
Tratamento:
A implementação da terapêutica decorreu normalmente, com o paciente a realizar as sessões de acupuntura pedidas, assim como a ingestão das duas fórmulas de plantas (fitoterapia) chinesas.
Logo no 1º tratamento, o paciente sentiu-se ligeiramente mais aliviado da sintomatologia, evolução que continuou a ocorrer nas sessões de acupuntura seguintes, sentindo-se melhor em pelo menos 50% à 6ª sessão, ou seja, em apenas 3 semanas de tratamento.
Entre a 12ª e a 14ª sessões de acupuntura, os sintomas praticamente desapareceram mas, por precaução e para consolidar a terapêutica até então implementada, o paciente fez ainda os dois tratamentos que faltavam. Findo este ciclo terapêutico, composto por 16 sessões de acupuntura, o paciente foi dado como curado.
Resultados:
Terminados os tratamentos, Aires Pratas sentiu-se muito bem fisicamente, o que lhe permitiu voltar logo a correr e a competir passado pouco tempo. Após concluir a prova de corta mato de Vale Figueira, a primeira após a “crise de ciática”, Aires publicou nas redes sociais que conseguiu completar a prova sem nenhum tipo de queixa ou dor e fez questão de deixar o seu agradecimento público às Clínicas Pedro Choy.
Abaixo encontra uma imagem dessa publicação e logo a seguir pode ver o testemunho em vídeo.
Artigos Relacionados:
Sem artigos relacionados
O paciente recorreu à medicina chinesa após 10 anos de queixas com zumbidos. Refere que associa maior stress como send...
Clínica: Leiria
Numa escala de 1 a 10, classifica como 8 as suas melhorias.
Clínica: Clínica Pedro Choy do Cacém
A paciente quando recorreu às Clínicas Pedro Choy sofria de mal-estar, distúrbios intestinais, vómitos, sensação de ap...
Clínica: Aveiro