DADOS PESSOAIS







DADOS PARA CONSULTA

É a sua primeira consulta nas Clínicas Pedro Choy?


* Campos de prenchimento obrigatório

A marcação da sua consulta carece de confirmação por parte da Clínica. Aguarde pelo nosso contacto.

Termos e condições | Políticas de Privacidade

Menopausa

CASO CLÍNICO

Menopausa

Motivo de Consulta: Menopausa

Clínica: Évora

Situação Clínica Inicial:

Marília Redondo estava a passar pela menopausa há um ano e sentia-se muito descompensada, tanto física quanto mentalmente, o que a levou a procurar os nossos cuidados de saúde com expectativa, especialmente porque já tinha tido uma experiência muito positiva com a acupuntura no passado.


O que é a menopausa?

A menopausa é uma fase difícil, durante a qual o organismo da mulher passa por uma transição hormonal extrema, muitas vezes perturbadora e debilitante, tanto a nível físico como mental. Esta pode ocorrer entre os 45 e os 55 anos e, na maioria dos casos, é gradual, com a mulher a passar primeiro pela pré-menopausa (períodos irregulares, agravamento da síndrome pré-menstrual, aumento de peso, afrontamentos pontuais, mudanças de humor, cansaço, alteração do sono, cefaleias, diminuição da líbido, etc.), cujos sintomas são semelhantes aos da menopausa, mas menos intensos e frequentes. Numa fase posterior, a mulher entra na menopausa (que é declarada quando a menstruação está ausente há pelo
menos um ano), o que significa que os ovários passaram a produzir níveis hormonais baixos e que a mulher deixa de ser fértil.

Os principais sintomas são:
- Afrontamentos
- Suores noturnos
- Dificuldade em dormir
- Diminuição do desejo sexual
- Secura vaginal e/ou desconforto durante o ato sexual
- Dores de cabeça
- Mudanças de humor
- Aumento de peso
- Dores articulares

Além disso, a mulher sente-se debilitada fisicamente, com um grande cansaço, e também psicologicamente, devido à dificuldade em dormir adequadamente e à instabilidade mental e emocional associada a todo este processo.
Os sintomas da menopausa são mais intensos nos primeiros anos, ficando mais ligeiros depois, mas podem, em certas circunstâncias, durar uma década.


Tratamento

Para iniciar o seu tratamento, Marília fez uma consulta que serviu para conhecer detalhadamente o seu estado de saúde, tanto a nível sintomatológico como energético. Ao ser consultada, a paciente referiu ter entrado subitamente na menopausa, aos 48 anos. Além dos sintomas típicos da menopausa anteriormente referidos, Marília também apresentava dores musculares, irritabilidade e estava a sofrer de azia e refluxo esofágico, ou seja, passava por uma menopausa que descrevia como “avassaladora, quer fisicamente, quer mentalmente”.
Segundo os critérios da medicina chinesa, Marília padecia de um grande desequilíbrio entre o Rim Yin e Yang, com impacto no Fígado, Baço-Pâncreas e Coração, sendo necessário não só harmonizar estes órgãos energéticos, mas também os Meridianos Curiosos associados ao aparelho reprodutor feminino.
Para este efeito, foram-lhe prescritos dois ciclos de acupuntura: o primeiro composto por sessões semanais durante dois meses, e o segundo por sessões quinzenais durante quatro meses, num total de seis meses de tratamento, o tempo considerado necessário para que Marília ficasse plenamente bem. Além da acupuntura, Marília passou a tomar diariamente fitoterapia chinesa, um reforço terapêutico importante para potenciar o efeito da acupuntura e garantir que o tratamento fosse mais completo e eficaz.

Resultados:

Assim que realizou o seu primeiro tratamento, Marília sentiu-se melhor, embora fosse esperado que isso ocorresse apenas em tratamentos posteriores, e não no primeiro. Com a continuidade dos tratamentos, o seu bem-estar foi aumentando progressivamente, e, ao final de dois meses, no término do primeiro ciclo terapêutico, já estava cerca de 50% melhor em relação à sintomatologia inicial.
No final do segundo ciclo terapêutico, ou seja, quatro meses depois, a paciente encontrava-se aproximadamente 90% melhor em relação ao seu estado de saúde inicial, o que era significativo. Para garantir que Marília ficaria totalmente bem, optou-se por prolongar este segundo ciclo terapêutico por mais algum tempo, realizando mais três sessões de acupuntura, com intervalos de três semanas entre elas.
No último tratamento, a paciente foi considerada plenamente bem, estando livre dos sintomas da menopausa que a levaram a procurar a clínica.

Este tratamento foi um sucesso e evidência que os nossos tratamentos têm um nível elevado de eficácia no tratamento da menopausa. A acupuntura tem o condão de harmonizar e equilibrar as muitas funções orgânicas que estão descompensadas, permitindo que a mulher recupere o bem-estar físico e mental num intervalo temporal relativamente curto.
Ao reduzir ou eliminar os sintomas habituais da menopausa em alguns meses – algo que, de outra forma, poderia prolongar-se por anos –, a acupuntura demonstra ser capaz de produzir resultados positivos (e únicos) na saúde da mulher (assim como tem demonstrado em muitas outras áreas). Além disso, apresenta a vantagem de produzir resultados reais por meio de uma abordagem natural e totalmente segura, sem nenhum tipo de efeito adverso, o que nem sempre acontece com outras abordagens.

Para saber mais contate-nos.

Artigos Relacionados:

O Impacto da menopausa

Voltar

Outros CASOS CLÍNICOS

NEWSLETTER

Indique-nos o seu email, e receba as nossas novidades em primeira mão.


Ao subscrever concorda com a Política de Privacidade deste Website.

SIGA-NOS

social social social social
2ª a 6ª - 8h00-20h30
Sábado - 8h00-13h30
Domingo - Encerrado