Lombociatalgia
Motivo de Consulta: lombociatalgia
Clínica: Lisboa - João XXI
Situação Clínica Inicial:
A padecer há 5 meses de uma lombociatalgia, Maria Mano dirigiu-se às Clínicas Pedro Choy por recomendação muito feliz da sua médica de família, pois não estava a ter resultados com a terapêutica convencional instituída, que, além de medicação, incluía também fisioterapia.
A lombociatalgia da Maria resultava de alterações substanciais da coluna lombar, situação que era exacerbada pelo sobrepeso, ou seja, um caso aparentemente complicado de tratar, mas que os nossos tratamentos normalmente solucionam.
Uma lombociatalgia é uma dor que nasce na lombar, desce o glúteo e segue o trajeto do nervo ciático ao longo da coxa, podendo chegar ao pé. É acompanhada de formigueiro, sensação de descarga elétrica e perda de força nesse membro. É o resultado da inflamação de uma ou mais raízes nervosas da coluna vertebral lombar, situação que geralmente é desencadeada por hérnia discal, estenose do canal raquidiano lombar ou espondilolistese.
Embora a lombociatalgia tenha origem em alterações da coluna, o tratamento de medicina tradicional chinesa (MTC) é eficaz porque:
- Desinflama e alivia a dor neurológica.
Normalmente este efeito demora algumas sessões de acupuntura a ocorrer.
- Regenera a coluna vertebral.
A acupuntura estimula também mecanismos de reparação parcial dos diversos elementos que estão danificados, ajudando a melhorar a saúde da coluna. É um efeito que só é possível de se obter com tratamentos a médio/longo prazo, que são fundamentais para aumentar a possibilidade da lombociatalgia não reaparecer, pelo menos tão cedo.
O tratamento da lombociatalgia deverá também incluir fitoterapia chinesa, pois potencia significativamente os benefícios alcançados com o tratamento de acupuntura.
Tratamento
Para a Maria, o tratamento instituído consistiu em sessões bissemanais de acupuntura por um período de 2 meses, e que foram acompanhadas pela toma de fitoterapia chinesa ao longo desse tempo, de forma a produzir-se os efeitos terapêuticos anteriormente explicados.
Resultados:
Como esperado, o tratamento não deu frutos nas primeiras sessões de acupuntura, acabando por surgir apenas um mês após o seu início, o que é normal dado o acentuado estado clínico preliminar da paciente.
Muitas vezes, neste tipo de situações, os resultados tardam a aparecer, mas, a partir de uma determinada fase, estes surgem possantes, o que se verificou igualmente no caso de Maria.
A partir do 11º tratamento, a sintomatologia regrediu bastante, havendo uma contínua evolução do seu estado de saúde, o que fez com que a paciente terminasse o ciclo terapêutico de 2 meses totalmente assintomática.
Pode assistir ao testemunho em vídeo de Maria Mano que se encontra a seguir ao texto.
Considerações finais
Para este tipo de condição, em que a coluna lombar está deteriorada, é aconselhado prolongar por mais tempo os tratamentos de acupuntura, por exemplo, com mais um ciclo de sessões de acupuntura acompanhadas com fitoterapia chinesa. Desta maneira, é possível regenerar ainda mais a coluna lombar e, assim, diminuir consideravelmente as possibilidades de vir a sofrer futuramente de uma nova crise de lombociatalgia.
Artigos Relacionados:
A fibrilação auricular é uma das formas de arritmia cardíaca mais comuns, especialmente entre os mais idosos. Nesta pa...
Clínica: Lisboa - João XXI
Após o sexto tratamento o paciente começou a sentir uma pequena melhoria, ao sétimo tratamento o paciente relata que e...
Clínica: Aveiro
Há algum tempo que Isabel Chitas sentia-se ansiosa e angustiada devido a um trauma emocional sofrido no passado e o se...
Clínica: Carcavelos