Lombociatalgia
Motivo de Consulta: Lombociatalgia com hérnia discal
Clínica: Clínica Pedro Choy João XXI
Situação Clínica Inicial:
António Jerónimo decidiu experimentar a acupuntura nas Clínicas Pedro Choy por recomendação de um familiar, que ali tinha feito tratamentos para melhorar a condição de que também António Jerónimo padecia: uma lombociatalgia provocada por uma hérnia discal, que lhe afetava a perna e o pé direito com dores.
Esta situação dolorosa não era recente, e por ser muito incómoda, António já havia consultado um ortopedista e recorreu a um osteopata, mas cujas intervenções não foram suficientes para o tratar.
Quando se dirigiu às Clínicas Pedro Choy, as suas dores lombares eram muito frequentes, e pontualmente estas pioraram, aparecendo também uma ciatalgia ao longo da face lateral da perna direita que chegava ao pé. Para conseguir lidar com esta vicissitude, António tomava um relaxante muscular e um anti-inflamatório, que apesar de aliviar as dores, não era suficiente para ter qualidade de vida.
A coluna lombar, que se situa na parte inferior das costas, é uma das regiões mais vulneráveis do sistema musculoesquelético, que sofre um desgaste maior do que outras áreas da coluna vertebral, especialmente porque suporta uma parte significativa do peso do corpo.
Com o passar dos anos, os discos intervertebrais e as próprias vértebras começam a degenerar, o que leva a que essa zona inflame e desponte a dor.
As hérnias discais são uma das ocorrências mais frequentes para o aparecimento de dor. Estas podem aparecer gradualmente devido ao envelhecimento e às más posturas, ou então devido a um esforço excessivo que provoca o prolapso do anel, havendo o extravasamento do seu núcleo gelatinoso e pulposo, que passa a comprimir a região vizinha, podendo mesmo comprimir a medula ou um nervo espinhal, provocando dor, formigueiro ou dormência.
No caso deste paciente, a ressonância magnética que havia feito uns meses antes acusou uma hérnia discal em L4-L5, assim como discopatias degenerativas de L3 a S1 e protusão discal L3-L4, alterações degenerativas que explicavam os seus sintomas.
Tratamento
Na consulta ficou decidido que o tratamento mais adequado para a situação clínica do António deveria consistir em 2 ciclos terapêuticos de acupuntura:
-O primeiro seria de 3 meses de sessões de acupuntura, ao ritmo de uma por semana, esperando-se resultados importantes na sintomatologia.
-O segundo seria de 4 meses, com sessões de acupuntura a um ritmo quinzenal, ou seja, 2 sessões por mês, para ajudar a consolidar o ciclo terapêutico anterior e a prolongar por mais tempo os benefícios terapêuticos.
Além disso, também foram receitadas 2 fórmulas de fitoterapia chinesa (compostos de várias plantas chinesas com uma determinada ação energética no organismo), que se destinavam também a tratar a coluna de uma forma complementar, e potenciando os efeitos da acupuntura, para um resultado final superior. A sua toma seria diária, não havendo nenhum risco ou efeito secundário nestas fórmulas de fitoterapia chinesa, mesmo que o paciente necessitasse de tomar medicamentos.
Resultados:
No final de 1 mês de intervenção da acupuntura, António já se encontrava 50% melhor das suas queixas, estando praticamente assintomático no final do 1º ciclo terapêutico, ou seja, 3 meses após ter iniciado o seu tratamento. Apesar de se sentir bem, ainda assim fez mais algumas sessões quinzenais de acupuntura, que o terão ajudado a recuperar ainda melhor e a ter menos riscos de ter recaídas no futuro.
A seguir deixamos o testemunho em vídeo de António Jerónimo, no qual este descreve o quanto se sente bem com os nossos tratamentos de medicina chinesa, apenas 4 meses decorridos desde os iniciou. Esperamos que se sinta assim por muito tempo!
Palavras-Chave: Lombalgia, Dores de coluna, Lombociatalgia, Ciática, MTC, Pedro Choy, Acupuntura
Artigos Relacionados:
Tratamento de Hérnia Discal Lombar com Medicina Chinesa
Ana, 35 anos e uma vida em que o MEDO era a palavra de ordem.
Clínica: Clínica Pedro Choy de Cascais
Aida, enfermeira de profissão, recorreu à Medicina Tradicional Chinesa cerca de dois anos depois de lhe ter sido diagn...
Clínica: Clínica Pedro Choy do Imaviz
Quem sofre de dores da coluna sabe que estas podem ser bastante incapacitantes.
Clínica: Clínica Pedro Choy de Lisboa-Imaviz