DADOS PESSOAIS







DADOS PARA CONSULTA

É a sua primeira consulta nas Clínicas Pedro Choy?


* Campos de prenchimento obrigatório

A marcação da sua consulta carece de confirmação por parte da Clínica. Aguarde pelo nosso contacto.

Termos e condições | Políticas de Privacidade

Ansiedade

CASO CLÍNICO

Ansiedade, dores gástricas e vómitos

Motivo de Consulta: Ansiedade, dores gástricas e vómitos

Clínica: Lisboa - João XXI

Situação Clínica Inicial:

Ana Lima procurou as Clínicas Pedro Choy para tratar as desconfortáveis dores de estômago de que estava a sofrer desde há 2 meses, acompanhadas por crises de vómitos.
Aos primeiros sintomas gástricos, Ana tentou tratar-se através da medicina convencional, mas não teve sucesso, chegando a ficar pior depois de tomar a medicação que lhe foi receitada.
Além do mal-estar no aparelho digestivo, Ana sentia-se ansiosa, irritável, deprimida e tinha medo de morrer, chegando a ter pânico de andar de carro. Tudo isto fazia com que estivesse sempre em constante estado de alerta e não conseguisse relaxar, situação que terá sido despontada pela morte de um familiar querido.

Muitas vezes, uma situação traumática pode induzir um estado mental negativo que perdura por muito tempo, como estava a acontecer com Ana. O medo, a ansiedade e a tristeza eram sintomas de alterações do equilíbrio mental/emocional que, no seu caso, estavam também a produzir efeitos disruptivos no funcionamento do seu organismo.

Altos níveis de stress e ansiedade causam perturbações no organismo devido ao facto de o corpo produzir adrenalina e cortisol em excesso. Estas duas hormonas têm um papel importante no organismo, mas, se produzidas em demasia, geram perturbações de diversa ordem, inclusive no aparelho digestivo (estômago e intestinos), como estava a acontecer com Ana. Neste caso, a adrenalina e o cortisol estavam a fazer com que se produzisse uma maior quantidade de ácido gástrico, o que deixava todo o sistema digestivo irritado e causava dores, náuseas e vómitos – podendo chegar a causar uma úlcera.

 

Tratamento

Para tratar as demais queixas de Ana, recorreu-se à acupuntura (a fazer durante 2 meses) e à fitoterapia chinesa (receitaram-se 3 fórmulas de fitoterapia a tomar diariamente durante os 2 meses de tratamentos de acupuntura), com o intuito de:
• Tratar o Shen para equilibrar o estado mental/emocional geral;
• Harmonizar o aquecedor médio para equilibrar o Estômago;
• Tonificar o Rim para aumentar a coragem e parar o medo/pânico;
• Harmonizar o Fígado para parar o stress e a irritabilidade;
• Tonificar o Pulmão para tratar a tristeza.

Desta forma, esperava-se obter, nos 2 meses programados de tratamento, uma profunda melhoria da saúde mental da paciente, assim como do seu aparelho digestivo.

Resultados:

Apesar de o tratamento ter sido descontinuado a partir da 7ª sessão, devido ao período de férias de verão, Ana retomou os seus tratamentos umas semanas depois, para fazer a sua 8ª sessão, e, a partir daí, os efeitos terapêuticos traduziram-se em rápidas melhoras.

Acabou o ciclo de 18 sessões de acupuntura plenamente bem, recuperando totalmente o equilíbrio emocional e o bem-estar do aparelho digestivo, como o seu testemunho em vídeo (que se encontra a seguir) pode comprovar. Assista.

 

 

Artigos Relacionados:

Stress e Ansiedade

Mês Informativo - Stress e Ansiedade

Ansiedade & Insónia - Isabel Chitas

Tratamento Ansiedade Medicina Chinesa

Tratamento Ansiedade Acupuntura

Voltar

Outros CASOS CLÍNICOS

NEWSLETTER

Indique-nos o seu email, e receba as nossas novidades em primeira mão.


Ao subscrever concorda com a Política de Privacidade deste Website.

SIGA-NOS

social social social social
2ª a 6ª - 8h00-20h30
Sábado - 8h00-13h30
Domingo - Encerrado