

Motivo de Consulta: Infertilidade feminina
Situação Clínica Inicial
Conseguir engravidar era um sonho de Fernanda Coelho, de 34 anos, especialmente depois de lhe ter sido diagnosticado um adenocarcinoma in situ do colo do útero três anos antes, ao qual foi devidamente tratada. Nessa altura, tomou a decisão de congelar alguns óvulos, garantindo assim a possibilidade de recorrer futuramente a uma gravidez medicamente assistida - o que, de facto, veio a acontecer, como se verá.
Por não estar a conseguir engravidar, uma vez que o espermograma realizado pelo marido revelou valores deficitários, o que também diminuía as hipóteses de uma conceção natural, Fernanda optou por recorrer a uma clínica privada de fertilidade. Assim, ficou decidido realizar uma FIV (Fertilização in Vitro) recorrendo aos óvulos previamente congelados. Foi então que lhe explicaram que, no seu caso, as hipóteses de sucesso com este procedimento médico seriam baixas – nada que a demovesse do seu desejo de engravidar.
O que Fernanda fez foi acrescentar mais um fator a esta equação: os nossos tratamentos de acupuntura e medicina chinesa para potenciar a sua fertilidade - e, com isso, aumentar as hipóteses de sucesso da FIV.
A nossa metodologia para a fertilidade é um tratamento totalmente natural e seguro, que atua não apenas no sistema reprodutor, mas também em todo o organismo, sendo totalmente adaptável a cada situação. Desta forma, obtêm-se resultados consistentes e concretos, que se traduzem em maiores hipóteses de engravidar.
Este benefício verifica-se igualmente quando o nosso tratamento é realizado em paralelo com uma gravidez medicamente assistida, pois estando a mulher mais fértil, isso pode aumentar de forma significativa as probabilidades de sucesso deste procedimento médico. Foi precisamente com esse objetivo que a Fernanda recorreu à nossa clínica.
Consulta e Tratamento
Quando veio à nossa clínica de Lisboa - João XXI, a Fernanda passou por uma consulta em que foi analisado todo o seu historial clínico, bem como todos os elementos relacionados com o funcionamento do seu sistema reprodutor. Paralelamente, foi também feita uma avaliação energética do seu estado de saúde, o que permitiu identificar com precisão quais os desequilíbrios energéticos a corrigir para, deste modo, otimizar a sua fertilidade.
Assim, nesta consulta ficou decidido que a paciente realizaria um ciclo de tratamentos intensivos, que abrangeriam o período entre a realização da FIV e a confirmação da gravidez, ou seja, algumas semanas apenas.
Para além dos tratamentos de acupuntura, houve recomendações de dietética chinesa e também foram prescritas três fórmulas de fitoterapia chinesa, a tomar diariamente, com o objetivo de complementar a ação energética da acupuntura e, desse modo, contribuir para aumentar a fertilidade da Fernanda.
Resultados
A paciente realizou a FIV na sexta sessão de acupuntura, tendo-se reforçado este tratamento para preparar melhor o corpo para o procedimento médico.
A gravidez foi confirmada dias depois, para alegria de todos.
Com a confirmação da gravidez, decidiu-se que a paciente teria muito a beneficiar se continuasse a realizar o seu tratamento de acupuntura, o qual foi então adaptado para dar um forte apoio à gestação.
Desde então, a paciente manteve regularmente os seus tratamentos de acupuntura, com a gravidez a evoluir de uma forma muito positiva.
Na altura de publicação deste artigo, a Fernanda encontrava-se já quase no final da gestação, tendo prestado um pequeno depoimento em vídeo sobre a sua experiência com os nossos tratamentos, que até chegou a ser publicado nas nossas redes sociais, em que deixou um parecer muito favorável relativamente a todo o processo e acompanhamento.
Pode encontrar o seu vídeo seguindo este link: Infertilidade