"Já lhe aconteceu ficar com os cabelos em pé ao tirar um chapéu? Ver os cabelos atraídos pelo ecrã de TV? Ver fagulhas e ouvir estalidos ao despir uma camisola no escuro? Ou apanhar um choque ao tocar numa fechadura de porta? Ou num carro? Esse fenómeno, tão frequente nos humanos, resulta da transfe^rencia da eletricidade estática entre corpos e objetos.
Trata-se do acumular de uma carga elétrica no organismo, que aumenta até se dissipar para outro objeto ou corpo com carga neura ou carga oposta.
Quando a descarga ocorre, sentimos esse choque elétrico, com ou sem estalidos e luzinhas...
Essa carga elétrica, que acumula progressivamente e fica parada no nosso corpo (estática), resulta da fricção do nosso movimento e do movimento das máquinas; da fricção de corpos isolados da terra, como nos carros, cujos pneus são isoladores, ou os nossos sapatos, maioritariamente com solas de borracha.
Sabia que os profissionais de saúde, eletrónica, relojoaria e explosivos, entre outros, têm de usar calçado antiestático por razões de segurança?
A medicina chinesa vê a saúde como a boa circulação de energia, sendo a doença a estagnação da energia, do sangue e dos líquidos. A acupuntura trata desbloqueando e fazendo circular a energia, podendo por isso ser usada em qualquer doença.
A eletricidade estática atrai para si a eletricidade que circula nos meridianos de acupuntura a que os chineses chamam Qi. É por isso que pode causar doenças sérias ou agravar qualquer doença. Por exemplo:
- Na diabetes, pode causar a perda de um pé, ou rins, ou provocar cegueira por agravar a já deficiente irrigação de sangue nestes orgãos;
- Nas defesas, torna-as mais lentas ou para-as mesmo por momentos.
Acontece que a doença oncológica é apenas um momento em que fabricamos menos defesas do que células tumorais. Todos os dias, no interior do nosso organismo, ocorre uma luta entre células tumorais e defesas. Se, um dia as defesas forem mais fracas, pode ocorrer doença tumoral.
Assim, ver-se livre da eletricidade estática pode ser a diferença entre ter ou não doença. Sendo que, por vezes, essa doença pode ser muito grave.
Assim, abrace uma árvore. Use calçado antiestático. Descalce-se na areia ou no jardim. Ou, simplesmente, faça acupuntura. A acupuntura, mesmo que seja para tratar ou prevenir outra qualquer doença, repõe a boa circulação de energia e por isso dissipa a eletricidade estática."
Artigo de autoria do Dr. Pedro Choy e publicado na Revista "Nova Gente" a 18 de março de 2016.