100% natural, a pensar na sua saúde

Para si, a experiência da Medicina Chinesa

DADOS PESSOAIS








DADOS PARA CONSULTA

É a sua primeira consulta nas Clínicas Pedro Choy?


* Campos de prenchimento obrigatório

A marcação da sua consulta carece de confirmação por parte da Clínica. Aguarde pelo nosso contacto.

Termos e condições | Políticas de Privacidade

Não ignore a dor no ombro | Artigo Dr. Pedro Choy

"Os ombros são muito atreitos a dores, que vão e vêm, e que incomodam, mas que, por não perdurarem no tempo, acabam por ser, frequentemente, ignoradas. O problema de ignorar a dor, que é sempre um sinal de alarme do nosso corpo, é que a patologia para a qual ela nos está a avisar vai-se aprofundando e instalando.

Uma síndrome comum que afeta o ombro é a escápulo-umeral, mas também é usual surgirem dores nos ombros devidas a tendinites ou torcicolos. Em qualquer um dos casos, a Medicina Chinesa contribui para tirar a incomodativa dor e trata a patologia, pois o poder anti-inflamatório e analgésico da acupuntura é muito grande. Enquanto a Fitoterapia (plantas medicinais chinesas) permite fazer o trabalho de fundo que impedirá, na maioria dos casos, o retorno da patologia.

Contudo, é essencial que os pacientes dêem o devido valor à dor, seja ela nos ombros, do pescoço para o ombro ou do ombro para o braço, pois qualquer uma delas é o alarme do corpo para uma patologia relacionada, muito provavelmente, com a articulação do ombro.

Na Medicina Chinesa usamos pontos denominados os Dois Olhos do Ombro, que aliviam, nuns casos, e curam, noutros, a dor no ombro, sendo que combinamos estes pontos com outros para tratar a origem da doença em si e o percurso que a dor possa estar já a fazer no corpo.

Existem emplastros que, associados ao tratamento, aliviam a sintomatologia mais cansativa do problema. Estes emplastros são quentes ou frescos, conforme o caso precisar mais de aquecer ou meridianos afetados ou, pelo contrário, refrescar a zona da doença.

Há vários pacientes que chegam às minhas clínicas com dificuldades de movimento devidas a este tipo de dor, sendo o mais frequente não conseguirem levantar o braço afetado acima do nível do próprio ombro. Mas há também casos já mais avançados, cuja dor impede o esticar pleno do braço, o levantamento de peso (que desaconselho!), e a mobilidade plena da área do corpo em causa. Recomendo-lhes o início da acupunctura o mais rapidamente possível e a prática de natação, nalguns casos. Mas, sobretudo, que não descartem os primeiros sinais de dor, pois quanto mais cedo se intervir nas dores nos ombros, melhores e mais eficazes serão os resultados."

 

Artigo de autoria do Dr. Pedro Choy e publicado na Revista "Nova Gente" a 20 de maio de 2016.

Partilhar:

Artigos Relacionados:

Sem artigos relacionados

Voltar

Outras NOTÍCIAS

  • Clínica de Odivelas acolhe CPC Running

    No próximo dia 11 de Outubro, o grupo CPC Running vai estar em Odivelas. A aula tem início marcado para as 18h00 e o p...

    06 de outubro, 2017

  • O que é Endometriose?

    De uma forma simples, é um “extravasamento” de Endométrio – membrana mucosa que reveste a parede uterina - para áreas ...

    15 de julho, 2016

  • A Medicina Chinesa trata a queda de cabelo

    Os cabelos, para serem saudáveis, com um aspeto brilhante e bem implantados, necessitam boa alimentação de energia e s...

    13 de outubro, 2015

NEWSLETTER

Indique-nos o seu nome e email, e receba as nossas novidades em primeira mão.

SIGA-NOS

2ª a 6ª - 8h00-20h30
Sábado - 8h00-13h30
Domingo - Encerrado