Lombalgia
Motivo de Consulta: Lombalgia, dor de costa, dor lombar, cervicalgia, dor cervical
Clínica: Clínica Pedro Choy de Portimão
Situação Clínica Inicial:
Andreia Gonçalves – 40 anos
Andreia queixava-se de dores incapacitantes na região lombar, cervical e trapézios. Referia também dormência na ponta dos dedos, o que agravava o seu desconforto.
Acresce que, dois anos antes da primeira consulta, a paciente tinha sofrido um aborto e desejava engravidar novamente. Por este motivo, esta paciente mostrou interesse em que o seu tratamento de acupuntura contempla-se uma preparação do organismo para a F.I.V. que iria realizar daí a uns meses.
O caminho até as Clínicas Pedro Choy foi feito através da recomendação de um outro paciente.
A lombalgia, também referida como dor nas costas, dor nos rins ou lumbago, é uma das principais queixas nas consultas médicas em Portugal. É mais frequente nas mulheres, principalmente depois dos 40 anos e com grande prevalência a partir dos 60.
Tratamento:
O plano de tratamento foi adaptado de forma cuidadosa e personalizada. O objetivo era não apenas combater os sintomas apresentados, mas também melhorar a fertilidade e preparar o organismo da paciente para uma futura gravidez.
O procedimento de Fertilização In Vitro (F.I.V.), estava programado para ocorrer quatro meses depois dos tratamentos nas Clínicas Pedro Choy.
Os doentes costumam, na maioria dos casos, sentir algum alívio da dor após as primeiras sessões de acupunctura. No entanto, o problema só é consolidado após vários tratamentos, dependendo da gravidade da dor.
Por outro lado, a acupunctura pode ter diversos benefícios sobre a fertilidade feminina, nomeadamente:
Resultados:
Resultados:
Ao segundo tratamento, Andreia referiu sentir algumas melhorias. Estas foram consolidadas até ao oitavo tratamento, altura em que a paciente indicava 50% de melhoria dos seus sintomas.
Após o 11º tratamento, a paciente encontrava-se assintomática.
Ainda assim, Andreia optou por manter alguns tratamentos por forma a consolidar estes resultados. Por este motivo, o tratamento foi ajustado à medida das necessidades específicas da paciente, devido ao seu plano para engravidar.
Testemunho:
“A paciente sentiu-se melhor logo a partir do segundo tratamento. Após o 11º tratamento, ficou assintomática das dores.”
Palavras-Chave: Lombalgias, dores de costas, dor lombar, dores lombares, cervicalgia, cervicalgias, dor cervical, dores cervicais, dor generalizada, dor, infertilidade, F.I.V.
Artigos Relacionados:
Tratamento Cervicalgia - Acupuntura
A recuperação pós-parto pode ser facilitada através da acupuntura. As Clínicas Pedro Choy são especialistas em serviço...
Clínica: Clínica Pedro Choy de Santarém
Marília Redondo estava a passar pela menopausa há um ano e sentia-se muito descompensada, tanto física quanto mentalme...
Clínica: Évora
Aida, enfermeira de profissão, recorreu à Medicina Tradicional Chinesa cerca de dois anos depois de lhe ter sido diagn...
Clínica: Clínica Pedro Choy do Imaviz