

Introdução
A queda exagerada de cabelo no outono é aceitável? E durante todo o ano?
A resposta é não, para ambas as perguntas. Segundo a nossa visão, entendemos que a queda de cabelo pode espelhar um desequilíbrio energético do organismo que se reflete na saúde capilar e, como tal, necessita de ser devidamente tratado.
Como entendemos a saúde do cabelo
A saúde capilar explica-se melhor ao se fazer uma analogia do cabelo com plantas.
Quando o terreno é fértil e a água abundante (um couro cabeludo saudável), as plantas vingam. Se, por outro lado, estão sobre um terreno pouco fértil, expostas a demasiado calor ou a pouca água, elas definham prematuramente e podem mesmo morrer. Assim, os fenómenos de eflúvio telógeno agudo (queda de cabelo acentuada) ocorrem porque o organismo não está a proporcionar as condições ideais para que os fios de cabelo se mantenham saudáveis e, por isso, acabam por definhar ou mesmo cair prematuramente.
Uma situação mais grave ocorre quando o cabelo deixa de nascer, o que significa que o ‘terreno está infértil’. Tal acontece quando poucas ou nenhumas plantas germinam, podendo levar a uma regeneração capilar baixa devido à perda da capacidade germinativa dos folículos, o que pode resultar na sua miniaturização irreversível ou mesmo à destruição folicular, causando calvície. Isto significa que a terra perdeu a capacidade de fazer germinar as plantas, obrigando a uma intervenção mais séria e atempada para inverter o quadro clínico antes que seja tarde demais.
Fatores energéticos que influenciam o cabelo
Segundo os princípios da medicina chinesa, a saúde do couro cabeludo depende principalmente do movimento Madeira, Terra e Água, que criam as condições ideais para um cabelo saudável, pelo seguinte:
- O cabelo é o resultado da qualidade do Sangue e de como este nutre toda a área do couro cabeludo – função do Baço-Pâncreas (Terra) e do Fígado (Madeira), respetivamente. O Sangue representa a água e os nutrientes que alimentam as plantas.
- O Jing do Rim (energia vital e carga genética, associado ao movimento Água) define a força e resiliência do cabelo, representando a quantidade e qualidade das sementes na terra para germinar, permitindo que as plantas nasçam com facilidade, em grande número e fortes.
Assim, quando algum destes três movimentos está desequilibrado, podem surgir patologias capilares, levando a alterações não só do aspeto, mas também das fases de vida do cabelo. Para que a saúde do couro cabeludo seja restaurada, é necessário implementar um tratamento que atue na causa do problema energético, permitindo que o couro cabeludo volte a ter as condições ideais para gerar e sustentar adequadamente os fios de cabelo.
Fatores patológicos
Utilizando novamente a mesma analogia, quando a terra se torna árida e não nascem mais plantas é porque houve um fenómeno prolongado de extrema secura, má nutrição ou ausência de sementes. Em linguagem energética, isto significa que o terreno (o couro cabeludo) passou por um período prolongado de:
- Excesso de Yang do tipo Calor-Vento, que secou o terreno.
Está associado a um fenómeno inflamatório do couro cabeludo, levando ao enfraquecimento do cabelo, à sua queda prematura ou mesmo à calvície, em casos extremos. Por exemplo, é a causa energética mais comum na alopecia androgenética, em pessoas que fazem quimioterapia ou atravessam fases de muito stress.
- Falta de Yin (por vazio de Sangue), que fez com que o terreno não fosse nutrido ou regado por muito tempo, levando à perda da sua capacidade fértil.
Isto acontece quando o Sangue não consegue nutrir suficientemente os folículos capilares. Está ligado à maioria dos casos em pessoas com má alimentação, doenças prolongadas, anemia, menorragias/metrorragias, no período pós-parto ou após grande perda de sangue em cirurgia ou acidente.
- Deficiência de Jing (energia vital), que leva à ausência de sementes para nascer.
Está associada à falta de cabelo em idade avançada ou em pessoas que esgotam a sua energia vital devido a esforço físico excessivo ou atividade sexual intensa.
Exemplo: explicação energética para a queda de cabelo no Outono
Por exemplo, a queda de cabelo no outono deve-se a uma exposição solar intensa que ocorre no verão que lesa o couro cabeludo e/ou a altos níveis de stress após o regresso ao trabalho. Isso pode levar a um fenómeno de “Fogo” excessivo, que “mata as plantas” e provoca uma fase aguda telógena (ciclo de queda de cabelo).
Como a nossa metodologia contraria este fenómeno?
É simples: basta regar e fertilizar mais a terra, ou seja, nutrir o couro cabeludo com Água – Sangue – Yin, aumentando a sua nutrição natural, ao mesmo tempo que reduzimos o Vento-Calor interno, o que vai parar os fenómenos inflamatórios que lesam os capilares. Com isto, o cabelo ficará com mais vitalidade, o que poderá reduzir significativamente a sua queda, mesmo durante o outono.
Conclusão
É fundamental tratar adequadamente a saúde capilar quando esta dá sinais de fragilidade, até porque uma situação prolongada de enfraquecimento da vitalidade do couro cabeludo pode levar a uma deterioração dos ciclos saudáveis do cabelo, resultando em fios cada vez mais finos, queda acentuada e dificuldade de regeneração, podendo, inclusive, evoluir para quadros de rarefação capilar mais persistente se não houver intervenção adequada.
Além disso, o cabelo é revelador de desequilíbrios energéticos internos, que podem ter consequências não apenas no cabelo, mas também conduzir a patologias de outra natureza, normalmente importantes para a saúde do paciente.
É por tudo isto que defendemos que:
- Deve-se ter atenção à saúde capilar;
- Quando há alterações significativas, é necessário tratar a causa energética subjacente para reverter o processo. Não basta um simples tónico, pois é necessário tratar a origem do problema; além disso, o desequilíbrio energético provavelmente é demasiado profundo para revelar melhorias apenas por este tipo de abordagem;
- O cabelo revela o estado de saúde interno. Na nossa clínica, procuramos sempre tratar os pacientes de forma holística, pelo que, ao tratar o cabelo segundo a nossa metodologia, também ajudamos a restabelecer integralmente a saúde energética do paciente, permitindo devolver a saúde capilar, ao mesmo tempo que há uma melhoria do estado geral da sua saúde, o que beneficia a sua vitalidade e bem-estar.
Na nossa clínica proporcionamos tratamento especializado para qualquer tipo de queda de cabelo, incluindo os casos mais graves, como a alopecia androgenética ou outras formas de alopecia. Os nossos tratamentos não visam apenas aligeirar o quadro clínico, mas sim tratar o fator energético subjacente que está na origem do problema, o que pode vir a garantir resultados profundos e duradouros.
Se está a passar por alterações na saúde do cabelo, não ignore o problema e procure-nos!
Deixamos alguns casos clínicos de alopecia que o podem ajudar a entender como atuamos e quais os resultados obtidos com a nossa abordagem. Siga os links que se encontram a seguir:
https://www.clinicaspedrochoy.com/testemunhos/alopecia-areata-leandro-marcelino/
https://www.clinicaspedrochoy.com/testemunhos/a-alopecia-androgen%C3%A9tica-feminina/
https://www.clinicaspedrochoy.com/testemunhos/tratamento-alopecia-acupuntura/