Quem já sofre de problemas na estrutura músculo-esquelética, normalmente sente mais dores com o tempo frio e húmido. As doenças reumáticas são outras que registam mais queixas nesta altura do ano. Os problemas respiratórios crónicos costumam ser empolados nesta Estação…
A Medicina Chinesa tem um carácter preventivo que é desconhecido ou esquecido de muita gente e para o qual gostava de chamar a atenção com uma breve história. Na China antiga os médicos não abundavam longe das cortes imperiais; pelo que existia a figura do médico itinerante, que cobria uma vasta região. Estes médicos levavam as suas ‘clínicas’ de Medicina Chinesa de território em território prestando os seus serviços sendo pagos apenas quando os seus pacientes estavam saudáveis. Isto podia acontecer porque, fazendo-se um correcto diagnóstico energético – que é o tipo de diagnóstico feito pela Medicina Chinesa – pode-se prevenir mais do que curar. Ao sentir o pulso do paciente, observando a sua tez, avaliando a sua língua e todo um restante conjunto de aspectos que estão envolvidos no diagnóstico energético, é possível chegar a um resultado que indica onde estão as imperfeições energéticas do paciente.
Ou seja, se houver uma alteração energética, seja ela por excesso ou por deficiência, detectada atempadamente a doença pode ser prevenida, pois a tendência está lá antes de esta acontecer. Assim, os médicos eram pagos apenas quando cumpriam correctamente o seu dever de evitar a doença. Quando já existia doença eles não cobravam, só quando regressassem e encontrassem o seu paciente de boa saúde é que teriam um preço a cobrar pelo seu sucesso em manter a doença à distância.
Isto dá uma boa ideia de como são eficazes as capacidades preventivas da Medicina Chinesa, úteis hoje como ontem, para, no mínimo, passar um Inverno mais saudável…
Estamos em pleno Inverno e não são só as gripes e constipações, ou mesmo o vírus H1N1, que nos atacam a saúde. Se bem que o Verão e o tempo quente também têm os seus problemas de saúde característicos, é no Inverno que as doenças costumam ser mais notórias.