Introdução
Emagrecer por intermédio da acupuntura é uma das formas mais seguras e consistentes de se perder peso, e por isso tem sido objeto de muitos estudos científicos, que tentam compreender os mecanismos orgânicos que esta técnica milenar estimula. O objetivo deste artigo é dar a conhecer as conclusões científicas decorrentes desses estudos.
Obesidade - uma doença moderna!
Durante milénios, a Humanidade foi programada geneticamente a reter o máximo de calorias possível. Nos tempos remotos imperava a escassez de alimentos e, no dia a dia, havia um grande dispêndio de energia física, o que criou um metabolismo muito eficaz a reter calorias, e muito pouco colaborador a lidar com o sobrepeso.
Nas últimas décadas, o ser humano passou a comer mais e a gastar menos calorias, duas das causas da obesidade, que é considerada uma das pandemias mundiais do século XXI, afetando milhões de pessoas em todo o mundo, especialmente o ocidental.
Por ser tão preocupante, esta situação conduziu à investigação crescente de substâncias químicas que tentam resolver esta condição dos tempos modernos, mas sem sucesso. Os usos destas substâncias têm-se revelado dececionantes, quer pelos seus efeitos secundários, quer pelos fracos resultados a médio ou longo prazo.
Atualmente, a única forma de combater a obesidade é emagrecer. Só que emagrecer é a inversão da programação biológica natural do nosso organismo, que é engordar. Esta é a razão pela qual esta tarefa aparenta ser tão difícil. A pessoa obesa apresenta desequilíbrios importantes em muitos sistemas orgânicos, sendo um deles o metabólico, e por isso não lhe é fácil reverter o sobrepeso.
O que explica a Ciência
A acupuntura, apesar de ser milenar, é uma terapia altamente adaptada à realidade de hoje no tratamento da obesidade. A sua ação visa corrigir os principais desarranjos orgânicos que as pessoas com excesso de peso e obesidade apresentam, nomeadamente o metabolismo, o apetite, a ansiedade e a falta de qualidade de sono.
No metabolismo e no apetite, os estudos científicos descrevem que a acupuntura:
- Aumenta os níveis da adiponectina e reduz os níveis de leptina, o que ajuda a regular o metabolismo lipídico;
- Estimula a expressão de certas proteínas (pPKA, pPKC, pERK e TRPV1), que estão envolvidas na captação e libertação de lipídios;
- Regula o ARC (núcleo arqueado), uma região do hipotálamo que desempenha um papel crucial no apetite;
- Aumenta a expressão da colecistocinina, uma hormona que está relacionada com a saciedade e a redução da ingestão de alimentos;
- Melhora a sensibilidade à leptina e à insulina, hormonas que desempenham papéis importantes no controle do apetite e no metabolismo.
Na ansiedade, no stress e no sono, a acupuntura consegue um bem-estar importante, o que por sua vez, permite manter outros sistemas estáveis, como por exemplo, o metabolismo e o apetite. Estudos têm demonstrado que tal deve-se ao facto que a acupuntura:
- Alivia o stress e a ansiedade através da libertação de endorfinas;
- Melhora os níveis de serotonina, o que ajuda a modular o humor;
- Acalma a atividade cerebral ao influenciar os níveis de GABA.
A combinação de todos os efeitos anteriormente descritos influenciam de uma forma significativa o comportamento orgânico durante o emagrecimento, o que facilita o cumprimento de um regime alimentar e incrementa os seus resultados a curto e a longo prazo.
Outra das vantagens da acupuntura é obter resultados importantes no emagrecimento sem efeitos secundários, uma vez que estimula a produção de substâncias químicas naturais de natureza benéfica, produzidas pelo próprio organismo.
Conclusão
A acupuntura é uma ferramenta importante quando se emagrece, e sua eficácia está bem documentada pelos estudos científicos. Ao corrigir o apetite descontrolado, ao induzir a paz interior mental e emocional, ao equilibrar o metabolismo, permite que o corpo reaja de forma otimizada a um regime alimentar.
Se precisa de emagrecer, pense nas Clínicas Pedro Choy. O nosso acompanhamento é personalizado, com uma orientação alimentar adequado ao seu estilo de vida e à sua saúde, que é auxiliado por uma técnica única e diferenciadora: a acupuntura. Opte pela naturalidade. Nada é mais natural do que o seu corpo emagrecer por si próprio, ajudado pela acupuntura.