Normalmente utiliza-se agulhas para estimular os pontos de acupuntura, mas existem casos em que é preferível utilizar laser para estimular energeticamente essas pequenas áreas da pele. Uma dessas situações é o tratamento de crianças e de bebés (outro caso muito comum são os adultos que têm fobia a agulhas). Embora um tratamento de acupuntura com agulhas seja praticamente indolor, a sugestão psicológica de ver uma agulha causa medo na criança, situação que não se pretende nos tratamentos de acupuntura. É por esta razão que, nestes casos, as Clínicas Pedro Choy dão preferência à utilização do laser de acupuntura, em detrimento do uso de agulhas.
O que é o laser de acupuntura?
Os primeiros aparelhos de raio laser foram desenvolvidos em 1960, mas eram caros e pouco fiáveis, tendo pouca utilidade prática, muito menos na saúde. Dois anos depois, em 1962, foi construído o primeiro laser por díodo, o que veio a revolucionar e a universalizar o uso do raio laser em inúmeras áreas tecnológicas, inclusive aquelas ligadas à saúde.
Em meados da década de 70 aparecem os primeiros aparelhos de acupuntura a laser, que foram sofrendo aperfeiçoamentos importantes, melhorando a qualidade do laser e aumentando a sua eficácia, com o seu ápice tecnológico a ser atingido há cerca de 20 anos atrás. Desde essa altura, centenas de estudos científicos têm-se debruçado na eficácia dos tratamentos de acupuntura por intermédio de raio laser, e é praticamente unânime que é um bom substituto das agulhas de acupuntura, produzindo resultados terapêuticos parecidos.
O aparelho de laser de acupuntura utiliza uma potência baixa, mas suficiente para tratar. Este aparelho emite impulsos de luz muito concentrada (raio laser) num comprimento de onda de 905nm, o melhor para estimular um ponto de acupuntura. Esses impulsos de luz atravessam a pele e atingem os tecidos abaixo da derme, estimulando-os energeticamente, o que produz uma resposta fisiológica local semelhante ao de uma agulha de acupuntura, sem causar nenhum tipo de dano ou aquecimento dos tecidos.
Ao irradiar a laser um ponto da acupuntura durante 30 segundos, obtém-se pelo menos 80% do efeito de uma agulha de acupuntura, o que produz resultados terapêuticos semelhantes, com plena segurança e sem os inconvenientes do tratamento tradicional com agulhas.
O tratamento de acupuntura a laser
O laser de acupuntura é impercetível para a criança ou para o bebé, pois não provoca nenhum tipo de sensação na pele, o que dá conforto, segurança e confiança, que se traduz na aceitação plena da sua parte. Além disso, é um tratamento fácil e rápido de se fazer, podendo a criança estar entretida a ver um livro ou a ouvir uma história, durante o seu decorrer.
De uma forma célere e sem complicações, a duração de um tratamento não ultrapassa os 10 minutos (geralmente), o que ajuda a que a criança não se sinta fastidiada.
Nas Clínicas Pedro Choy temos uma equipa experiente e preparada para proporcionar um tratamento de excelência na área infantil. Habitualmente recebemos bebés e crianças que sofrem das mais diversas condições: paralisia cerebral, atraso de desenvolvimento, doenças do foro respiratório (como a asma e as alergias), hiperatividade, infeções de repetição (por exemplo, as amigdalites, as otites e as bronquiolites), doenças de pele (como o eczema e a urticária, entre outras), etc.
Conclusão
O tratamento de acupuntura a laser é a nossa escolha óbvia para tratar as crianças e os bebés, pois tem uma eficácia e rapidez de resultados muito semelhantes à acupuntura com agulhas. Além disso, é um tratamento indolor e de fácil aceitação, isento de contraindicações ou de efeitos secundários. Como não há nenhum tipo de desconforto, a criança desfruta do tratamento, e os pais não passam pela inquietação de lidar com um filho contrariado nas sessões de acupuntura!
Palavras-chave: Laser, MTC, Pedro Choy, Acupuntura