100% natural, a pensar na sua saúde

Para si, a experiência da Medicina Chinesa

DADOS PESSOAIS








DADOS PARA CONSULTA

É a sua primeira consulta nas Clínicas Pedro Choy?


* Campos de prenchimento obrigatório

A marcação da sua consulta carece de confirmação por parte da Clínica. Aguarde pelo nosso contacto.

Termos e condições | Políticas de Privacidade

Má circulação e Varizes

 

São do conhecimento de todos, os incómodos resultantes de Má Circulação e de Varizes e os perigos que deles advêm para a saúde.
E quando pensamos em varizes e má circulação, pensamos logo em sangue e – claro está – naquele que é, por assim dizer, a sua bomba propulsora, o órgão que o faz circular por todo o corpo – o Coração. Apetece dizer: circular é viver… E assim é.

Para a Medicina Energética, o sangue circula se houver energia que o impulsione e a energia cumpre a sua função desde que seja devidamente veiculada pelo sangue: daqui que Energia e Sangue são indissociáveis; em rigor, se quisermos, são 2 formas energéticas, em termos latos, com características Yin/Yang diferentes mas que se desdobram e complementam, no cumprimento da função de Suporte de vida e alimentação de todos os tecidos e estruturas do corpo.
Há ainda – muitas vezes esquecida – a componente circulatória dos líquidos orgânicos e rede linfática que têm tronco comum com a circulação de que falamos. Há permutas constantes entre líquidos orgânicos e sangue, apontando-se a grande diferença no facto do sangue circular dentro de estruturas que são as artérias, veias e demais vasos sanguíneos, enquanto os líquidos orgânicos estão fora dessas estruturas.

Há, no entanto, um elemento importantíssimo a referir: a boa qualidade da circulação sanguínea e dos vasos sanguíneos é regida pela energia do Movimento Fogo e do Coração, que é o Imperador e o responsável máximo pelo Shen, o nosso estado de espírito global; daqui que se perceba que o Shen tem como constante fisiológica o Sangue.
Por outro lado, o Coração é a “loca” da mente, pelo que a boa qualidade da nossa circulação e a boa qualidade dos nossos vasos sanguíneos são também condição indispensável para o equilíbrio do nosso Coração, do nosso Imperador e do nosso estado de espírito…
… E este conhecimento, esta visão global, dá-nos uma quase responsabilidade acrescida, no sentido de preservarmos as nossas estruturas circulatórias.

Não é só o Coração que é importante para uma boa circulação e ausência de varizes.
A manutenção da menor resistência possível à circulação sanguínea é o outro lado da mesma moeda. E esta resistência não tem só a ver com a viscosidade do sangue – processos de obesidade, híper-colesterolemia… - mas também com a tensão física e muscular dos tecidos que são atravessados pelas estruturas vasculares… quer pela tensão propriamente dita quer por todos os processos de instabilidade emocional ainda potenciados pelo facto do Coração ser o Imperador e o responsável máximo do Shen. Quase como se estivéssemos em pé sobre uma mangueira e quiséssemos que a água nela fluísse da mesma forma.

O MÉTODO PEDRO CHOY, exclusivo das CLÍNICAS PEDRO CHOY, disponibiliza solução, sempre que possível, dos problemas circulatórios e de estase de sangue, com as suas mais variadas componentes de alívio, desde sensações de desconforto, peso, ardor, calor, formigamento, até ao cansaço e instabilidade emocional que podem resultar de um Coração obrigado a esforços desmedidos para fazer circular o que devia ser suave e fácil, que é o nosso sangue, a nossa vida.
Nada resiste a trabalho desmedido e, sobretudo, a trabalho para que não foi destinado, ou em ambiente emocional menos propício…
Acupunctura, Fitoterapia, Tui Na, Ginásticas Energéticas, Dietética, Conselhos para melhor lidar com as condições atmosféricas… são só algumas das questões a cuidar, variando a abordagem de caso para caso, conforme a “realidade” do Paciente – de física a emocional - em causa.
Vamos melhorar as nossas vias sanguíneas, reduzir a possibilidade de formar varizes e estorvos à circulação sanguínea e, assim, libertar o nosso Imperador, o nosso Coração.
Circular é Viver (com aquela qualidade que resulta de um “Imperador – Coração“ leve, harmónico… feliz!).

Partilhar:

Artigos Relacionados:

Sem artigos relacionados

Voltar

Outras NOTÍCIAS

NEWSLETTER

Indique-nos o seu nome e email, e receba as nossas novidades em primeira mão.

SIGA-NOS

2ª a 6ª - 8h00-20h30
Sábado - 8h00-13h30
Domingo - Encerrado