100% natural, a pensar na sua saúde

Para si, a experiência da Medicina Chinesa

DADOS PESSOAIS








DADOS PARA CONSULTA

É a sua primeira consulta nas Clínicas Pedro Choy?


* Campos de prenchimento obrigatório

A marcação da sua consulta carece de confirmação por parte da Clínica. Aguarde pelo nosso contacto.

Termos e condições | Políticas de Privacidade

Asma e Alergias

 

Asma, Bronquiolites, Rinites... Alergias... Febre dos Fenos… - são só alguns exemplos de quadros clínicos em que a função respiratória aparece prejudicada.

O Pulmão é, realmente, o órgão que nos coloca em comunicação direta com o mundo cósmico exterior. Seja através do processo respiratório propriamente dito, de entrada e saída de ar, seja através da gestão da pele, (que cabe, em termos energéticos, ao Pulmão, na Medicina Chinesa). E, se observarmos bem, podemos até perceber tantos casos de interação entre "alergia respiratória" e patologia de pele (Urticária, Prurido, Desidratação...) que, embora francamente percetíveis na primavera não são exclusivos desta estação do ano.

O Pulmão é, pois, desta forma, implicado na comunicação com o mundo cósmico exterior através do revestimento pilo-cutâneo e do sistema rino-faríngeo.

E há questões importantíssimas a consciencializar. O mundo que nos envolve é cada vez mais caracterizado por agressões ao nosso sistema imunitário, ou seja, por “impureza” que, em termos respiratórios, tem papel semelhante de estimulação/agressão do organismo como têm os fatores climáticos para a pele – vento, frio, humidade, calor, secura.

Daí que, do ponto de vista rino-faríngeo, o nosso aporte respiratório é cada vez pior. Não só porque o ar que respiramos, energeticamente, é menos puro, mas também porque cada vez menos sabemos respirar. Quantos de nós inspira pelo nariz? Ou quantos têm uma respiração ampla que preencha a globalidade do Pulmão e não só o seu tramo mais superficial?


O nariz é o verdadeiro órgão da inspiração (e não a boca). O nariz faz parte do sistema energético do Pulmão (e não a boca). O nariz tem ramificações energéticas com o sistema pulmonar, e tem "filtros" para as impurezas que entram com o ar exterior - tão expressivas na Primavera, quando o vento e o "renascimento" da natureza as fazem tão exuberantes.

Não havendo este filtro (respiração pela boca, por exemplo), o sistema imunitário de cada um é fortemente solicitado, a ponto de facilmente entrar em falha na sua resposta qualitativa - do que aparecem os processos alérgicos de todos conhecidos.

No que diz respeito à Asma e Alergias, está em causa o equilíbrio do sistema imunitário e o equilíbrio do sistema respiratório. E estes equilíbrios dependem de outros sistemas internos, que implicam questões alimentares, emocionais e "cuidados de vida" tantas vezes prejudicados por excessos. O Pulmão não está sozinho no desempenho da sua função energética. Rim, Baço, Fígado também podem estar na base de desequilíbrios respiratórios, e não é preciso lembrar a importância que as trocas energéticas têm entre o Coração e o Pulmão (lembre-se a função do Coração-Pulmonar, da Pequena Circulação).

O MÉTODO PEDRO CHOY trata Asma e Alergias, e trata ao nível dos Sintomas mas também da Causa, forma única de se promoverem os devidos reequilíbrios no funcionamento do Organismo, na Sua Saúde.

Acupunctura, Tui Na, Fitoterapia, Ginásticas Energéticas, Dietética são alguns dos aspetos abordados no tratamento.

Importante papel assumem os Conselhos de Ginásticas Respiratórias e Higiene rino-faríngea para que se respire melhor e mais corretamente... Respirar também se aprende (ou reaprende).

Partilhar:

Artigos Relacionados:

Sem artigos relacionados

Voltar

Outras NOTÍCIAS

NEWSLETTER

Indique-nos o seu nome e email, e receba as nossas novidades em primeira mão.

SIGA-NOS

2ª a 6ª - 8h00-20h30
Sábado - 8h00-13h30
Domingo - Encerrado