100% natural, a pensar na sua saúde

Para si, a experiência da Medicina Chinesa

DADOS PESSOAIS








DADOS PARA CONSULTA

É a sua primeira consulta nas Clínicas Pedro Choy?


* Campos de prenchimento obrigatório

A marcação da sua consulta carece de confirmação por parte da Clínica. Aguarde pelo nosso contacto.

Termos e condições | Políticas de Privacidade

A Obesidade Infantil

 

A Obesidade é uma realidade crescente nos dias de hoje.


Não parece necessário referirmos, aqui, aspetos de Saúde que ficam prejudicados e que são potenciados e acelerados por Quadros de Obesidade, pois são já de todos conhecidos.
Mais importante é abordar a forma como se pode resolver este problema e, concretamente, a Obesidade Infantil.

 

Há 2 ou 3 linhas importantes a considerar na Obesidade Infantil.

Por um lado, como se disse acima, a Obesidade potencia e acelera o aparecimento de outros Quadros Clínicos de Saúde (alguns dos quais graves) e, no caso da Obesidade Infantil, dado o seu aparecimento muito cedo na idade, a cascata de consequências parece, por vezes interminável.


Outra linha importante é o da dimensão psicológica e emocional de que se reveste a Obesidade, em idades tão jovens.
São frequentes situações de “fecho” ao Mundo Exterior e aos Outros, com consequências nefastas naquilo que é a construção de uma Vida em Sociedade.
… E não são menos comuns situações que, mais tarde, vão originar casos intensos e complexos de Anorexia, quase como o Pânico de se poder voltar ao mesmo…
Finalmente – e poderíamos continuar por aí fora – não queria deixar de referir que uma Criança não é um Adulto em Miniatura.


Para a Medicina Chinesa, a nossa condição de Saúde é a condição de um Sistema Energético que nos sustenta, e que passa por várias fases (um pouco como as fases etárias…), formando-se, cada uma, a partir da maturação das anteriores.
Se pensarmos em Obesidade Infantil, facilmente vamos perceber as condicionantes que se vão formar para o desenvolvimento da Pessoa e das suas Características Energéticas.

Há, pois, que tratar a Obesidade e a Obesidade Infantil.
Mas é de extrema importância perceber o porquê dessa Obesidade para que possa ser tratada com sucesso e para que se corrijam aspetos que vão permitir, após perda do peso em excesso, a manutenção desse novo peso saudável.

Pode haver excessos alimentares e apetite recorrente, em seguimento de Fogo no Estômago…
Pode haver metabolismo basal lento, reflexo de hipotonia energética do Triplo Aquecedor…
Pode haver questões emocionais que fazem “procurar conforto” na comida, em consequência de desequilíbrios do Shen…
… Mas pode haver ainda outras causas!


Para a Medicina Chinesa não chega tratar os sinais visíveis da Obesidade; há que tratar também a origem do problema, o seu porquê.
Daqui, que cada caso de Obesidade Infantil tem que ser tratado e percebido na sua individualidade.
Só assim o sucesso é garantido; só assim haverá perda de peso e manutenção do novo peso sem retrocessos nem fenómeno de ioiô.


É tão importante emagrecer quanto manter o novo peso de forma equilibrada.
E aqui entra outro aspeto importantíssimo que é o da necessidade de se perceberem as propriedades energéticas dos vários alimentos; e esta característica ultrapassa largamente a análise quantitativa da contagem calórica.

Esta diferente abordagem – característica da Medicina Chinesa Yin/Yang - 5 Movimentos - faz uma análise quantitativa e qualitativa dos alimentos e de quais os que melhor respondem ao paciente A ou ao Paciente B, sendo que todos somos diferentes e individuais, em termos energéticos.


Perceber quem é o Paciente, a causa da sua Obesidade, corrigir esse desequilíbrio energético, alcançar a meta estabelecida de redução do peso e manter este novo peso através de uma Manutenção acompanhada é o que o MÉTODO PEDRO CHOY, exclusivo das CLÍNICAS PEDRO CHOY possibilita.

Acupunctura (ou estimulação Laser de pontos de acupunctura - estamos a falar de Crianças que podem ter alguns “receios” de agulhas), Fitoterapia, Ginástica Energética e Massagem Energética Tui Na são os instrumentos ao dispor para tal. Acresce todo um conjunto de esclarecimentos que passam pela qualidade energética dos alimentos e pelos timings alimentares.


Em suma: Crianças não são Adultos em Miniatura e Emagrecer é uma condição para se Viver Mais e Melhor e com uma imagem positiva de nós próprios, e sequentemente, com  um enorme benefício da autoestima.

Partilhar:

Artigos Relacionados:

Sem artigos relacionados

Voltar

Outras NOTÍCIAS

NEWSLETTER

Indique-nos o seu nome e email, e receba as nossas novidades em primeira mão.

SIGA-NOS

2ª a 6ª - 8h00-20h30
Sábado - 8h00-13h30
Domingo - Encerrado