100% natural, a pensar na sua saúde

Para si, a experiência da Medicina Chinesa

DADOS PESSOAIS








DADOS PARA CONSULTA

É a sua primeira consulta nas Clínicas Pedro Choy?


* Campos de prenchimento obrigatório

A marcação da sua consulta carece de confirmação por parte da Clínica. Aguarde pelo nosso contacto.

Termos e condições | Políticas de Privacidade

A Medicina Chinesa e as infeções urinárias

 

É um problema que afeta mais a Mulher que o Homem, e isto prende-se essencialmente com a diferente configuração do Aparelho Urinário.


Micções frequentes, dolorosas, turvas, acompanhadas de ardor, vestígios de sangue (ou até purulência), são sintomas tantas vezes associados a Infecções Urinárias.
Febre, desconforto abdominal e até dor que irradia à zona lombar não são, também, de estranhar. É um problema que afeta mais a Mulher que o Homem, e isto prende-se essencialmente com a diferente configuração do Aparelho Urinário e o menor comprimento da sua uretra, na primeira. No entanto, há aspetos comuns.

A função urinária enquadra-se, no nosso organismo, na “Eliminação”, ou seja, na expulsão, do corpo, de líquidos orgânicos que já não são aproveitáveis, em termos energéticos, após a última recuperação levada a efeito na Bexiga, com o contributo do Triplo Aquecedor e da energia do Rim.

E esta função de reger os 2 orifícios inferiores (de eliminação) – fezes e urina – pertence à energia do Rim, pelo que assume enorme importância para equilíbrio da função urinária e da defesa desta “Porta de Comunicação com o Exterior”, contra agentes patogénicos externos… Mas não ficamos por aqui.

Pode haver uma agressão direta, do exterior, que leve ao desequilíbrio do Sistema Energético da Bexiga e à Infeção Urinária, mas pode haver também questões internas do organismo.

Um dos meridianos que alimenta os Órgãos Genitais é o do Fígado, o que faz logo pensar em aspetos de natureza alimentar e emocional que podem interferir com o sistema urinário e configurar  tecido energético com afinidades ao Calor e Inflamação.

De fato, a acumulação de Humidade-Calor no Aquecedor Médio - proveniente tantas vezes de opções alimentares menos corretas - é um dos aspetos configuradores de tecido energético com afinidades à Infeção Urinária, dada a sua descida ao Aquecedor Inferior e à Bexiga, via Canal Interno do Triplo Aquecedor.


Desequilíbrios de emoções que se ligam à energia do Coração e ao Shen, podem, via seu acoplado – Intestino Delgado – invadir o nível energético Tai Yang – e chegar à Bexiga, contribuindo também para o mesmo quadro de predisposição. 


Há, em qualquer dos casos que eliminar este Calor nefasto, estimulando a diurese e procurar uma melhor imunidade para que as Infeções Urinárias não se tornem recidivas e crónicas – de repetição.

Há, ainda, obviamente, que resolver as questões a montante da Etiologia da Infecção Urinária e, por isso, entre outros, aspetos alimentares e equilíbrio emocional são questões que formam a abordagem das Infecções Urinárias de repetição.

Acupunctura, Fitoterapia, Dietética, Ginástica Energética e Massagem Tui Na vão contribuir para o reequilíbrio da circulação energética do Triplo Aquecedor (global) e da Bexiga em particular.

O Método Pedro Choy, exclusivo das Clínicas Pedro Choy, trata as Infecções Urinárias de Repetição e esclarece as correções a levar a efeito de forma ajustada a cada caso individual, não sem que se proceda ao reforço da energia do Rim para uma melhor imunidade e eficácia da função  urinária e seu Sistema de Suporte Energético.

Partilhar:

Artigos Relacionados:

Sem artigos relacionados

Voltar

Outras NOTÍCIAS

NEWSLETTER

Indique-nos o seu nome e email, e receba as nossas novidades em primeira mão.

SIGA-NOS

2ª a 6ª - 8h00-20h30
Sábado - 8h00-13h30
Domingo - Encerrado