100% natural, a pensar na sua saúde

Para si, a experiência da Medicina Chinesa

DADOS PESSOAIS








DADOS PARA CONSULTA

É a sua primeira consulta nas Clínicas Pedro Choy?


* Campos de prenchimento obrigatório

A marcação da sua consulta carece de confirmação por parte da Clínica. Aguarde pelo nosso contacto.

Termos e condições | Políticas de Privacidade

A Hipertensão Arterial

 

 

Falar de Hipertensão Arterial é, para a esmagadora maioria das pessoas, falar do Sistema Circulatório e do Coração.

E, de fato, assim é.
No entanto, para a Medicina Chinesa, na análise do funcionamento do corpo numa perspetiva energética, os Sistemas dependem uns dos outros e, no caso concreto da Hipertensão Arterial, este relacionamento é extremamente importante.
É da sensibilidade comum, hoje, que aspetos dietéticos- consumo de sal, açúcares (refinados), gorduras e bebidas alcoólicas, entre outros- têm reflexo, pela negativa, no controle da Tensão Arterial… Fumar também se agrupa aqui, assim como questões do foro emocional que tantas vezes têm expressão ao nível da função Cardíaca e do Sistema Circulatório;
De não menor importância, está alguma medicação, quando tomada de forma não- transitória ou pontual.

Como podemos, então, equacionar a Hipertensão Arterial?

O Coração e a Função Circulatória, à luz do Pensamento Chinês dos 5 Movimentos, inscrevem-se no Movimento Fogo, a que corresponde o máximo de energia Yang.
O equilíbrio fisiológico deste Movimento Fogo depende do Movimento Madeira e do Movimento Água…
…E estamos a falar dos Sistemas Hepato- Biliar e Renal.
Para a Medicina Chinesa, contudo, os Sistemas Energéticos vão muito para além das funções palpáveis e/ ou mensuráveis (ou até digestivas e metabólicas); e, ao Movimento Madeira- que rege o Sistema Hepato- Biliar- estão também aliadas funções como Estratégia e Decisão.

Não é por acaso que ao Fígado se atribuem funções de “General das Emoções”, Estratégia, e à Vesícula Biliar, de “Palácio da Pureza”, Juiz das decisões ajustadas em “Tempo Certo”.
Também decerto já foi constatado por muitos, que a Irritabilidade, a Falta de Paciência, a Explosividade, tantas vezes sem motivo que o justifique, interferem com o Sistema Fígado/ Vesícula Biliar e com a Tensão Arterial… (e começamos a entender aqui o contributo determinante do equilíbrio Emocional para o da Tensão Arterial).
Quando se diz, acima, que o Movimento Fogo, para o seu equilíbrio, carece da Inibição do Movimento Água, estamos a falar que só a água consegue temperar a natureza expansiva e aceleradora do fogo, pelo que não se estranha, tantas vezes, a Hipertensão a surgir após patologia do foro Renal… (e aqui cabe o cuidado com o sal, por exemplo, na nossa dieta alimentar, e com a nossa Higiene de Vida, em termos de equilíbrio Trabalho/ Descanso).
Mas não podemos ficar por aqui.

Ao Pulmão, cabe um papel importantíssimo de trocas energéticas com o Coração ao nível do que a Medicina Chinesa chama o Triplo Aquecedor (Superior), tendo esta relação Pulmão/ Coração um papel fundamental para a eficácia da Energia Propulsora da Função Circulatória de todo o corpo… (e podemos chegar ao contributo nefasto que advém do “tabaco”, por exemplo).
Finalmente, para a eficácia desta Circulação e desta Energia Propulsora, temos a necessidade da redução dos entraves/ resistências internas- Sangue pouco fluido, Aterosclerose, etc- para o que não podemos descuidar as questões Alimentares, o controle de peso, a Vida Sedentária e o Exercício Físico ajustado.

Por tudo isto, vemos o Coração e a Função Circulatória a depender de tantos outros aspetos no organismo, e a carecer do cuidado e sinergia entre todos eles para que se ajude o Coração- o Imperador, o Soberano- mas um soberano sempre pronto a mostrar gratidão pelo Contributo de todos os “Seus”.

Acupunctura, Fitoterapia, TuiNá, Dietética, Ginásticas Energéticas e Outros Conselhos ficam disponíveis pelo Método Pedro Choy exclusivo das suas Clínicas- para que se liberte o Imperador de dificuldades desnecessárias e se lhe proporcione a “Alegria” inerente a um Shen (Estado de Espírito) saudável.

Partilhar:

Artigos Relacionados:

Sem artigos relacionados

Voltar

Outras NOTÍCIAS

NEWSLETTER

Indique-nos o seu nome e email, e receba as nossas novidades em primeira mão.

SIGA-NOS

2ª a 6ª - 8h00-20h30
Sábado - 8h00-13h30
Domingo - Encerrado