100% natural, a pensar na sua saúde

Para si, a experiência da Medicina Chinesa

DADOS PESSOAIS








DADOS PARA CONSULTA

É a sua primeira consulta nas Clínicas Pedro Choy?


* Campos de prenchimento obrigatório

A marcação da sua consulta carece de confirmação por parte da Clínica. Aguarde pelo nosso contacto.

Termos e condições | Políticas de Privacidade

Tratar Sinusite e Rinite Alérgica

 

Não é estranha para ninguém, a ligação da Rinite e Sinusite ao Nariz e a distúrbios nasais de maior ou menor complexidade mas grandemente inibidores, que põem em causa a função respiratória, ao nível das vias aéreas superiores;
Prendendo-se com a Respiração, é com este Sistema Energético que interferem mais diretamente.
Para a Medicina Chinesa, o Pulmão é o Órgão que mais francamente comunica com o exterior, seja pelo revestimento pilo-cutâneo (pele), seja pelas vias respiratórias - que o mesmo é dizer: seja pelos fatores climáticos, seja pelo ar que inspiramos e expiramos.
A energia do Pulmão está em constante contacto com o exterior.

Vento, frio, humidade, calor e secura são as situações climáticas, que podem prejudicar a função respiratória ao nível do nariz, orifício anatómico energeticamente dependente do Pulmão.
E tal acontece sempre que aparecem “fora de tempo” ou quantitativamente desmedidas.
Mas também há condições internas do organismo que fragilizam o sistema energético do Pulmão e, por inerência, o desempenho energético do Nariz.
A energia do Pulmão depende da do Baço e da do Rim, e pode sofrer ação de desprezo da energia do  Fígado, o que, na prática, significa que excesso de humidade, desidratação, subida desequilibrada das energias ascendentes do corpo podem dificultar a descida e difusão da energia do Pulmão, com consequente obstrução e bloqueio do orifício nasal – o Nariz...

O Pulmão é a “nascente superior dos líquidos” e “mantém livre a via das águas”, o que lhe confere um papel importante na clarificação e purificação da energia do corpo, que fica, de certa forma, expresso na função que partilha com o Coração direito, na Pequena Circulação, da oxigenação do Sangue.
Mas, na sua descida, precisa da atração da energia do Rim, e precisa da impulsão com ausência de desprezo de, respetivamente, Baço e Fígado.

Não podemos esquecer, finalmente, os quadros em que a agressão ao sistema energético do Pulmão - e Nariz - é de âmbito imunitário, o que, na prática, se prende com os quadros alérgicos, tantas vezes sazonais, questão por nós já versada em anteriores “Semanas Informativas”.

A Medicina Chinesa trata Rinite e Sinusite de acordo com o diagnóstico particular de cada caso.
Sejam as agressões externas de fatores climáticos, seja a baixa imunidade que não protege dessas situações climáticas, seja a resposta imunitária alérgica, desmedida… ou sejam os desequilíbrios internos falados acima, de outros Órgãos que contribuem para o desempenhos energético do Pulmão.

O MÉTODO PEDRO CHOY, exclusivo das suas clínicas, disponibiliza Acupunctura, Fitoterapia, Escolhas Alimentares, Ginásticas Energéticas, Massagem Energética, para o reequilíbrio da Energia Essencial do corpo e da função respiratória Pulmonar e das vias aéreas superiores, por forma a  que não haja obstrução nem inflamação e se possa respirar de forma livre e com fluidez.
E não é por acaso que se fala de Escolhas Alimentares dada a vertente humidade e calor tantas vezes trazidas ao organismo por dietas e outros hábitos alimentares desajustados, e o contributo do Baço e Fígado em tantas formas de desequilíbrio da energia do Pulmão.

Em jeito de fecho, há um apontamento que não deixo de referenciar, que é o da necessidade de uma boa higiene do Nariz e das Fossas Nasais e que passa pela sua lavagem diária, algo como escovar os dentes ou tomar banho e que, na nossa azáfama diária, tantas vezes fica esquecida…
Vamos respirar bem… PELO NARIZ (é o Nariz o orifício anatómico do Pulmão!).

Partilhar:

Artigos Relacionados:

Sem artigos relacionados

Voltar

Outras NOTÍCIAS

NEWSLETTER

Indique-nos o seu nome e email, e receba as nossas novidades em primeira mão.

SIGA-NOS

2ª a 6ª - 8h00-20h30
Sábado - 8h00-13h30
Domingo - Encerrado