100% natural, a pensar na sua saúde

Para si, a experiência da Medicina Chinesa

DADOS PESSOAIS








DADOS PARA CONSULTA

É a sua primeira consulta nas Clínicas Pedro Choy?


* Campos de prenchimento obrigatório

A marcação da sua consulta carece de confirmação por parte da Clínica. Aguarde pelo nosso contacto.

Termos e condições | Políticas de Privacidade

Tratar Fobias e Crises de Pânico com Medicina Chinesa

Todos nós ouvimos já falar de medos, fobias e ataques de pânico e sabemos que são situações que, para além de complicarem a vida diária com “dificuldades” e “restrições” de vária ordem, chegam mesmo a originar momentos de desespero e “falta de referências” de complexidade estonteante, com consequências marcantes ao nível da autoconfiança.
Que se passa, então… que é que pode explicar estes momentos de pânico e falta de referência?

O Coração é, para a Medicina Chinesa, a “loca” da Mente.
Mais do que assegurar a função circulatória, para a Medicina Chinesa, o Coração é o Imperador, cabendo-lhe também, por isso, o papel de reger o Mental, o Shen.
O Shen vive do contributo das várias emoções e sentimentos, que vão da alegria à tristeza, da preocupação à irritabilidade… passando também pelo medo e suas cambiantes.

Estes vários sentimentos, no seu todo, alimentam a vida da Pessoa, pelo seu equilíbrio, ou seja, desde que não tenham tendência a estar em desproporção (pela intensidade ou pela repetição).
Não esqueçamos que mesmo o medo (que poderíamos, de uma forma quase maniqueísta,  associar a situações negativas e a evitar…) desempenha um papel fundamental no alerta para a nossa “defesa”, para a nossa manutenção de estado de saúde equilibrada.

Voltando às emoções, este equilíbrio nem sempre é possível ou fácil.

A Medicina Chinesa é uma Medicina da Função, mais do que da Matéria, e isso significa que os vários órgãos e sistemas desempenham papel que vai da fisiologia às emoções, estando estas (fisiologia e emoções) em constante permuta energética.
Isto vai possibilitar entender que os desequilíbrios, as características fisiológicas das pessoas e as suas características ou tendências emocionais se interrelacionam, razão pela qual o que, para uns, é causa de preocupação, a outros, pode nada atrapalhar e que o que, a uns, faz sentir curiosidade, a outros, resulta em fobia ou medo, e por aí fora…

O Coração, para reger o Mental precisa, ainda, do contributo da vontade, no equilíbrio de um eixo energético que é o Eixo Shao Yin, Água/Fogo, Vontade/Mental. Do desequilíbrio deste eixo energético, resultam muitas situações de incapacidade, falta de “vontade” e “autoconfiança” para se ultrapassarem algumas situações, ou viver com serenidade (aqui, sinónimo de equilíbrio energético) algumas situações…
E há casos particulares em que esta incapacidade se expressa por manifestações repentinas – quase sopro de vento – que vão desestabilizar órgãos e sistemas internos, responsáveis pela estratégia e pela correta ação no momento… do que aparece o “ataque de pânico” e a inação inerente, com, por vezes, perda da noção de espaço e tempo.

O MÉTODO PEDRO CHOY, exclusivo das CLÍNICAS PEDRO CHOY, trata estes reequilíbrios internos de uma forma integrada, com Acupunctura, Fitoterapia, Ginásticas Energéticas, Tui Na e Dietética.

Reequilibram-se as características energéticas que estão na base das manifestações de fobia ou pânico, desde o sentimento propriamente dito à sua fisiologia, para que, progressivamente, a pessoa se harmonize de forma natural e atempada com as situações do mundo exterior…
… E, assim, conhecerá as suas características próprias e o seu “Processo Energético”, que é individual e diferente do de outras pessoas, muito embora, à luz da Medicina Ocidental, seja o seu diagnóstico o mesmo.
Em resumo: igual mas DIFERENTE, Pessoal e Controlável.

Partilhar:

Artigos Relacionados:

Sem artigos relacionados

Voltar

Outras NOTÍCIAS

NEWSLETTER

Indique-nos o seu nome e email, e receba as nossas novidades em primeira mão.

SIGA-NOS

2ª a 6ª - 8h00-20h30
Sábado - 8h00-13h30
Domingo - Encerrado