100% natural, a pensar na sua saúde

Para si, a experiência da Medicina Chinesa

DADOS PESSOAIS







DADOS PARA CONSULTA

É a sua primeira consulta nas Clínicas Pedro Choy?


* Campos de prenchimento obrigatório

A marcação da sua consulta carece de confirmação por parte da Clínica. Aguarde pelo nosso contacto.

Termos e condições | Políticas de Privacidade

Dica: Remédios para a tosse feitos na sua cozinha

O Inverno traz as habituais gripes e constipações tão típicas desta época do ano. Hoje em dia, qualquer uma destas patologias é facilmente tratável, contudo houve tempos em que matou de forma epidémica, recordemos a ‘gripe espanhola’ que em 1918 matou mais de 50 milhões de pessoas. Atualmente, a gripe não é mortal porque adquirimos imunidade parcial contra o vírus e este só não desaparece por completo precisamente porque a nossa imunidade é parcial. Trata-se de um caso bem-sucedido de coabitação entre agente patogénico e hospedeiro: como não nos mata, continua a ter um hospedeiro, passando ainda de um hospedeiro para outro, o que lhe aumenta a sobrevivência.

 

Existem ervas chinesas com forte efeito antigripal algumas usadas no Ocidente como é o caso do chá de canela, menta ou gengibre, a célebre pomada tigre, um bálsamo de odor forte que os chineses usam há séculos e que já se vende em ervanárias em Portugal servindo este para tratar a gripe, cefaleias e dores musculares.

Outra das recomendações é a ingestão de comida picante, assim como a mostarda verde japonesa (wasabi). Um banho quente em água com sal ou com folhas de eucalipto, manter os pés e as costas quentes, são dicas que podem ajudar os casos mais ligeiros de gripe ou constipações.

 

Auto acupunctura

Indicamos dois pontos de acupunctura que ajudam a atenuar os desagradáveis sintomas das gripes e constipações típicos desta altura do ano.

 

Pontos de Acupunctura Anti-Inflamatórios 

Dois pontos de acupunctura que, ao serem pressionados, auxiliam na tosse, nas dores de cabeça e na febre.

Pressionar com uma colher de chá um dos pontos do Meridiano do Pulmão. Com este movimento estamos a fazer manipulação de um ponto de acupunctura que trata a tosse e que trata os pulmões em geral. Quando se trata de tosse com expetoração é ainda mais benéfico aquecer a colher.

 


Remédios para fazer em casa

Existem ainda, alguns remédios que pode fazer na sua cozinha para aliviar a tosse. Por exemplo, o famoso xarope de cenoura que as nossas avós faziam, ótimo para a tosse. Um outro xarope bastante tradicional é o xarope de cerveja preta e laranja.

 

Xarope de cenoura - consiste em colocar rodelas de cenoura com umas 3 colheres de chá de açúcar amarelo. Esperar que fermente e beber, aos poucos, o líquido.

Xarope de cerveja preta e laranja - consiste em ferver uma cerveja preta com uma laranja (aberta ao meio com casca) e adicionar açúcar ou mel. Obviamente, este xarope não deve ser dado a crianças. Sentimos um alívio imediato da tosse.

 

Artigo escrito por Departamento de Comunicação;
Revisto por Dr. Joel Amorim

Partilhar:

Artigos Relacionados:

Sem artigos relacionados

Voltar

Outras NOTÍCIAS

NEWSLETTER

Indique-nos o seu email, e receba as nossas novidades em primeira mão.

Ao subscrever concorda com a Política de Privacidade deste Website.

SIGA-NOS

2ª a 6ª - 8h00-20h30
Sábado - 8h00-13h30
Domingo - Encerrado