100% natural, a pensar na sua saúde

Para si, a experiência da Medicina Chinesa

DADOS PESSOAIS








DADOS PARA CONSULTA

É a sua primeira consulta nas Clínicas Pedro Choy?


* Campos de prenchimento obrigatório

A marcação da sua consulta carece de confirmação por parte da Clínica. Aguarde pelo nosso contacto.

Termos e condições | Políticas de Privacidade

O que é Endometriose?

De uma forma simples, é um “extravasamento” de Endométrio – membrana mucosa que reveste a parede uterina - para áreas exteriores ao útero.

E muito frequentemente para órgãos pélvicos – Ovários e Trompas de Falópio – podendo invadir várias outras zonas do corpo como por exemplo Intestino, Reto ou Bexiga.

Acompanhada geralmente de dor ou cólica, pode também não apresentar sintomas dolorosos, não havendo, por isso, relação direta entre intensidade de eventual dor com grau de complexidade ou abrangência da disfunção.

Sendo a Endometriose um desequilíbrio ligado ao Endométrio, responde às alterações hormonais e ao ciclo menstrual, e este facto permite entender variações da sintomatologia ao longo do ciclo menstrual.
De referir, também, que este extravasamento pode dar origem a Quistos, mais precisamente, Endometriomas.

É um Quadro Clínico que está muitas vezes na origem de Infertilidade, na medida em que pode levar à formação de cicatrizes e aderências que bloqueiam o funcionamento dos órgãos e alteram a anatomia pélvica, pondo em causa os Sistemas correspondentes e o acesso, por exemplo, do Ovo às Trompas de Falópio, impossibilitando a Gestação.

Mas a Infertilidade, em sequência de Endometriose, pode ainda ocorrer por outros mecanismos já que este Endométrio “fora de sítio” pode originar resposta imunitária do organismo, o que vai configurar um Quadro de Autoimunidade, tornando incompatível a Gestação.

À luz da Medicina Chinesa, trata-se com sessões de Acupunctura, Fitoterapia, Dietética, Massagem e Ginástica Energética.

Não podemos desligar Endometriose de Estase de Sangue, ou Perturbação da Circulação de Sangue… o que permite, desde logo, perceber a imprescindibilidade de algumas das disciplinas acima referidas.

Pela Diferenciação de Síndromas e pelas formas resultantes - pigmentada, não-pigmentada, quisto, nódulo ou massa – percebe-se que, para além da promoção do reequilíbrio desta circulação de sangue, há que cuidar o estado da energia do Rim, do Baço e dos meridianos Ren e Chong Mai, meridianos de contributo importantíssimo para a Saúde do ciclo menstrual da mulher.

Para finalizar, há que perceber ainda o estado da energia do Fígado e suas circulações, dado o papel importantíssimo deste Sistema no plano emocional e na manutenção da circulação suave e equilibrada de energia e do sangue em todo o corpo e nomeadamente na esfera do aparelho reprodutor e sexual.

O Método Pedro Choy, exclusivo das suas Clínicas, trata Endometriose por forma a reequilibrar o Ciclo Menstrual e a Saúde Ginecológica, quer com o objetivo do Quadro Clínico em si, quer como fase de tratamento de processos de Infertilidade.

Partilhar:

Artigos Relacionados:

Sem artigos relacionados

Voltar

Outras NOTÍCIAS

NEWSLETTER

Indique-nos o seu nome e email, e receba as nossas novidades em primeira mão.

SIGA-NOS

2ª a 6ª - 8h00-20h30
Sábado - 8h00-13h30
Domingo - Encerrado