100% natural, a pensar na sua saúde

Para si, a experiência da Medicina Chinesa

DADOS PESSOAIS








DADOS PARA CONSULTA

É a sua primeira consulta nas Clínicas Pedro Choy?


* Campos de prenchimento obrigatório

A marcação da sua consulta carece de confirmação por parte da Clínica. Aguarde pelo nosso contacto.

Termos e condições | Políticas de Privacidade

Medicina Chinesa na Promoção da Saúde

Falar de Promoção da Saúde é falar da preservação de algo que é como um Tesouro que transportamos connosco… É até curioso ouvirmos dizer que só damos valor à Saúde quando a perdemos.

Recorremos aos Conhecimentos vastos da Medicina quando ficamos doentes… mas procurarmos estes Ensinamentos para não ficarmos doentes, é que já não é tão habitual. O que é facto, é que o estado de doença, enquanto desequilíbrio energético, nos toca a todos, em maior ou menor grau, até um momento em que não conseguiremos ultrapassar esses desequilíbrios, e uma grande transformação se operará cessando a nossa forma de Vida.

Por tudo isto, e falando em termos de Medicina Chinesa – em termos de Medicina Energética – cuidar a nossa Saúde trata, em primeira análise, de reforçar aquela nossa energia que torna possíveis os mecanismos de correção dos desequilíbrios que vão acontecendo, e de minimizar ao máximo aquelas situações que nos provocam esses desequilíbrios.
Em linha de pensamento com isto, retiramos claramente o que pode ser, para nós, Promoção da Saúde: equilíbrio da imunidade e capacidade para resolver desequilíbrios energéticos, e ajuda ao entendimento do que nos rodeia, por forma a ficar diminuído o seu potencial fator-ameaça.

Fatores ambientais, alimentos com os quais não nos sentimos bem, emoções e sentimentos que nos desestabilizam são alguns exemplos de fatores que nos comprimem e nos trazem stress à fluidez energética que caracteriza a Vida-em-Saúde.
Mas o que pode ser stress para mim pode não ser motivo de ameaça para outra pessoa, e daqui se retira uma conclusão: é da relação entre a intensidade do fator potencialmente desequilibrador e a capacidade de harmonização/ defesa/ resistência de cada indivíduo, que surge a doença ou não… o estado de desequilíbrio energético ou não…
… E é do equilíbrio destes dois pratos da balança que trata a Promoção da Saúde.
É do jogo de forças e significados de tudo o que nos envolve e da nossa Energia Essencial que deriva a nossa capacidade de seguir em frente e não por em causa a fluidez da circulação do Qi, que vai resultar a Vida-em-Saúde.

Esta Energia Essencial é o nosso Tesouro do qual derivam a energia que permite a nossa atividade, a energia que permite o nosso descanso, a energia que permite repor equilíbrio após exposição a condições cósmicas e ambientais adversas, ingestão de alimentos com os quais não nos relacionamos tão bem ou a vivência de sentimentos e emoções que nos trazem apreensão, ansiedade, medo, depressão… um sem número de situações que vão desde vírus, bactérias e correntes de ar… até toxinas, ansiedades e depressões.

E este Tesouro que é a nossa Energia Essencial carece ser preservado, defendido, acarinhado… não-esbanjado; é um Conhecimento com o qual temos que contactar e que o Método Pedro Choy, exclusivo das suas Clínicas, disponibiliza e põe em prática.
Vai ajudar cada um a conhecer as suas Fraquezas e as suas Riquezas Energéticas e, através de Acupunctura, Fitoterapia, Dietética, Massagem Energética, Ginástica Energética… e um grande número de disciplinas que constituem o Património da Medicina Chinesa, viver melhor e por maior tempo possível.

Sendo todos diferentes, não devemos esperar que haja uma “receita” única para cuidar a Promoção da Saúde.
Há, isso sim, uma Riqueza e um Conhecimento que vão permitir analisar cada um de forma mais completa e permitir as correções e as mudanças que se imponham necessárias para preservar as funções deste Tesouro, já que – como Tesouro que é – deve ser bem acolhido e guardado.

Partilhar:

Artigos Relacionados:

Sem artigos relacionados

Voltar

Outras NOTÍCIAS

NEWSLETTER

Indique-nos o seu nome e email, e receba as nossas novidades em primeira mão.

SIGA-NOS

2ª a 6ª - 8h00-20h30
Sábado - 8h00-13h30
Domingo - Encerrado